Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

18 de dezembro de 2012

Prefeito concede entrevista nos 58 anos do município

A editora d’A Folha Helaine Gnoatto Zart recebeu o prefeito Piva e sua vice Teodora na redação do jornal

O dia 18 de dezembro foi ponto facultativo nas repartições públicas municipais de Não-Me-Toque. É o dia do aniversário do município que completou 58 anos de emancipação político administrativa. O prefeito Antônio Vicente Piva e a vice-prefeita Teodora Lütkemeyer estiveram no jornal A Folha fazendo uma visita, aproveitando para cumprimentar a empresa que no dia 12 de dezembro completou 20 anos de circulação com o jornal impresso. Também cumprimentar os diretores Roque Zart e Helaine Gnoatto Zart pelo lançamento do portal de notícias que utiliza as ferramentas de internet mais modernas da atualidade. Na ocasião, deram entrevista fazendo uma avaliação dos quatro anos da gestão que encerra no dia 31 de dezembro e falaram das perspectivas para no novo mandato.

Uma creche que ofereceu 120 novas vagas, um distrito industrial com 24 lotes e 13 empresas contempladas, conclusão e funcionamento legal do abatedouro que é responsável por 71% da carne bovina consumida , pavimentação de mais de 70 quadras, atendimento médico 24h, implantação de dois cursos técnicos profissionalizantes, aumento de quase 200 vagas nas escolas de educação infantil, incentivo ao crescimento de empresas, viabilização de 455 unidades habitacionais através de financiamentos e programas sociais, mais de 50 % das estradas municipais reformadas com nova infraestrutura, são algumas das ações que consumiram grande parte dos recursos orçamentários destinados a investimentos.

Mesmo assim, Piva destaca que o foco maior da gestão foram as pessoas, através da oferta de atendimento à saúde, vagas nas escolas municipais, condições para melhorar a habitação, valorização humana na assistência social que antes de ser paternalista se preocupa em resgatar a dignidade. Segundo o prefeito, até mesmo os incentivos às indústrias têm as pessoas como foco. Crescendo, as empresas oferecem mais vagas de trabalho e mais retorno de impostos que resultam em mais recursos para a prefeitura investir em serviços e obras.

Recentes indicadores mostram os avanços. O índice Firjan – da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro – colocou Não-Me-Toque em 12º lugar no Estado e 170º no país em saúde, educação e emprego. O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS) divulgou que o município subiu da 55ª posição para 44ª em oferta e vagas para educação infantil. A taxa de atendimento passou de 59,01% para 62,51%, isto sem contar 96 vagas ofertadas após o censo de 2011.

Apesar das dificuldades pela redução nos recursos no primeiro ano do mandato, por ocasião da crise nos EUA e do atual corte de recursos da União e do Estado, Piva e Teodora avaliam que foi possível fazer muitas obras e atender a população com qualidade nos serviços públicos. A entrevista completa será publicada na edição impressa de 21 de dezembro.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir