Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

Willibordus van Lieshout, a secretária municipal do Desenvolvimento Margarete Lauxen e a assessora do Desenvolvimento Jacqueline Dreyer visitaram indústrias, como a Kuhn, entregando o convite para participar da APSul América

15 de março de 2013

Lançamento da APsul América prevê público de 7 mil participantes

Willibordus van Lieshout ressaltou os ganhos em produtividade trazidos pela tecnologia justificando a realização do congresso de agricultura de precisão
Willibordus van Lieshout, a secretária municipal do Desenvolvimento Margarete Lauxen e a assessora do Desenvolvimento Jacqueline Dreyer visitaram indústrias, como a Kuhn, entregando o convite para participar da APSul América

A Capital Nacional da Agricultura de Precisão será palco das inovações tecnológicas do campo em setembro
- O que queremos é produzir, porque o mundo precisa de mais alimentos – a frase foi dita pelo presidente da APsul América Willibrordus Henricus van Liesshout no estande do Senar, no lançamento oficial do 2ª Congresso Sul-Americano de Agricultura de Precisão e Máquinas Precisas, durante a 14ª Expodireto Cotrijal no dia 7 de março.
O congresso será realizado nos dias 24, 25 e 26 de setembro, no Parque da Expodireto Cotrijal. O evento ocorre a cada dois anos e projeta um público de aproximadamente sete mil pessoas. Em 2011, os organizadores ficaram surpreendidos com o congresso que ganhou proporções maiores do que o esperado para sua primeira edição, chegando a mais de cinco mil participantes. O congresso proporciona a apresentação de trabalhos científicos, painéis e oficinas.
Van Liesshout lembrou que na década de 60 a tração animal movia agricultura. Com o passar do tempo veio o plantio direto, as sementes transgênicas e a biotecnologia. Com o inicio do novo milênio veio o projeto Aquarius  apresentando a ferramenta agricultura de precisão , motivando a primeira edição da APsul América.
- O planejamento é crescer com a tecnologia de irrigação, biotecnologia e agricultura de precisão – destacou Willibrordus ao enfatizar a projeção histórica de 185 milhões de toneladas de grãos passando os Estados Unidos na produção da soja.
O presidente da Farsul Carlos Sperotto manifestou que o parque recebe dois grandes eventos: Expodireto Cotrijal e a APsul América na divulgação das tecnologias que chegam ao produtor rural aplicar na lavoura.
- Não tenho dúvida, o campo absorveu as tecnologias que cresce de maneira vertical com o aumento da produtividade – definiu Sperotto.
Esteve presente na solenidade de lançamento APsul América o presidente da Cotrijal Nei César Mânica, que aproveitou para ressaltar a parceira da Cotrijal em um dos melhores e maiores congressos em que será realizado no mês de setembro.
- Podemos alimentar boa parte do mundo com as tecnologias e biotecnologias – concluiu Nei Mânica.
Entre as autoridades políticas estava o prefeito Antônio Vivente Piva, que é realizador do APSul América junto com o Sindicato Rural, Farsul, Cotrijal, Senar e Universidade de Santa Maria.  Piva comentou a importância do aumento da produtividade cobrindo as necessidades da falta de alimento. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Pedro Westphalen avaliou que o setor primário tem beneficiado a economia nacional e que o grande, médio e pequeno produtor rural podem produzir mais alimentos com os avanços das inovações.  O deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS), concorda que a irrigação e a agricultura de precisão são os pontos fortes para obter melhores resultados na produção de alimentos.
Prestigiaram o lançamento da APsul América para o 2ª Congresso Sul-Americano de Agricultura de Precisão e Máquinas Precisas secretários municipais, vereadores, produtores rurais, empresários, representantes das entidades apoiadoras, imprensa e visitantes da feira.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir