Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

7 de maio de 2013

Simpósio Nacional discutirá problemática das secas, estiagens e inundações

O lançamento do evento para a Imprensa foi realizado nesta terça-feira (7), em Passo Fundo

Lançamento do 5º Simpósio Nacional sobre o Uso da Água na Agricultura foi realizado na manhã de terça-feira (07). As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 17 de junho.

O 5º Simpósio Nacional sobre o Uso da Água na Agricultura discutirá os principais temas e problemas relacionados com a ocorrência de eventos hidroclimatológicos críticos (secas, estiagens e inundações). O lançamento do evento para a Imprensa foi realizado nesta terça-feira (07), no Villa Vergueiro Hotel, em Passo Fundo. O Simpósio Nacional será realizado nos dias 18 e 19 de junho, no Centro de Eventos da Universidade de Passo Fundo (UPF).

O evento debaterá o desenvolvimento de políticas públicas, programas de ações para a análise de riscos, prevenção e redução dos impactos de eventos hidroclimatológicos críticos. O Simpósio é destinado principalmente para acadêmicos, professores, profissionais e gestores públicos da área.

Os dados do Sistema Nacional de Defesa Civil apontam que os principais desastres no período entre 1991 e 2001, foram as estiagens com 55,1%, seguido das inundações com 22,3% e das secas com 19,9%. Mais recentemente, os dados mostram que estes eventos têm ocorrido com frequência e magnitudes cada vez maiores em praticamente todas as regiões do Brasil, com graves prejuízos financeiros e perdas de vidas humanas, e aumento significativo no total de portarias de decretação de situação de emergência e estado de calamidade pública.

O coordenador do 5º Simpósio Nacional sobre o Uso da Água na Agricultura, Claud Goellner, enfatizou a importância do tema do evento.

- É necessário um aprimoramento no aparato institucional, no planejamento e na gestão destes eventos críticos, no desenvolvimento de pesquisas, de sistemas de informação e coleta de dados para a análise de risco e na organização das ações emergenciais, visando o atendimento e a minimização dos danos -, enfatizou Goellner.

O presidente do Simpósio, Hélio Carlos Rocha, ressaltou a necessidade da conservação e do uso eficiente da água.

- Falar em água é falar em vida. A água é um fator importante que não podemos ter nem em excesso e nem em falta. A conscientização das pessoas é importante para melhorar a atividade produtiva e o uso da água e sua sustentabilidade no nosso sistema -, ressaltou Rocha.

O Simpósio é uma promoção conjunta entre o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí (COAJU), Universidade de Passo Fundo (UPF), através da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAMV), e Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA).

Inscrições

As inscrições estão abertas até o dia 17 de junho e podem ser realizadas no site do evento (www.upf.br/coaju/simposio).

 

PROGRAMAÇÃO 

18-06-2013

Painel 1: Aspectos conceituais e  impactos dos eventos hidroclimatológicos críticos

8h: Abertura

8h40 - Avanços na gestão dos recursos hídricos no Rio Grande do Sul desde a implantação da Lei 10.350/94

8h50 - Estresses climáticos e seus impactos, com destaque para a agricultura. Palestrante: PhD Gertjan B. Beekman. (IICA- Brasília/DF)

9h40 - Coffee-break

10h - Levantamento de áreas vulneráveis de eventos hidroclimatológicos críticos como base para a gestão de riscos. Palestrante: Dr. Marcelo Medeiros. (Agência Nacional das Águas/MMA - Brasília/DF)

10h - Perguntas e debates com intervenção do moderador - Moderador do Painel 4: Dr. Marco Mendonça (Diretor Técnico DRH, SEMA/RS - Porto Alegre/RS)

Painel 2: Minimização dos impactos de eventos climáticos críticos: ações e avanços tecnológicos

13h40 - Estratégias para melhorar a infiltração e a conservação da água nos solos. Palestrante: Prof. PhD. Afrânio Almir Righes (INPE/UNIFRA - Santa Maria/RS)

14h35 - Incertezas nas projeções de variáveis hidrológicas em cenários de mudanças climáticas. Palestrante: Prof. Dr. Juan Martin Bravo(IPH/UFRGS - Porto Alegre/RS)

15h25 - Coffee-break

15h50 - Zoneamento de Riscos Climáticos como Ferramenta de Gestão de Risco. Palestrante: Dr. Gustavo Bracale (MAPA - Brasília/DF)

10h50 - Perguntas e debates com intervenção do moderador - Moderador do Painel 4: Prof. Dr. Wilson Klein  (FAMV – UPF)

19/06/2013

Painel 3: Uso de técnicas de mapeamento e sensoriamento remoto na análise de risco de eventos hidroclimatológicos críticos

8h40 - Uso de ferramentas de simulação hidrológica para a previsão de vazões de cheias em bacias hidrográficas . Palestrante: Prof. Dr. Olavo Correa Pedrollo (IPH/UFRGS - Porto Alegre/RS)

8h50 - Sistemas de Informação climáticas, cenários climáticos futuros e seu uso no planejamento e mitigação de impactos de secas e inundações. Palestrante: Dr. Eduardo Delgado Assad (Embrapa Informática Agropecuária - Campinas/SP)

9h40 – Coffee-break

10h – Estudos de demanda hídrica e produtividade da água por meio de técnicas de sensoriamento remoto, modelagem e geoprocessamento: uso em escala regional e o planejamento do uso da água. Palestrante: PhD Reinaldo Lúcio Gomide (Embrapa Milho e Sorgo -Sete Lagoas/MG)

10h50 - Perguntas e debates com intervenção do moderador - Moderador do Painel 5: ” Dra. Tania Maria Sausen (INPE/CRS -Santa Maria/RS)

Painel 4: Políticas públicas para prevenção e mitigação de eventos críticos

13h40 - Sistemas de Alerta Precoce contra Secas. Palestrante: Dr. Javier Tomasella (MCTI/SEDR-MMA/CEMADEN - Cachoeira Paulista/SP)

14h35 - Programa de Ações para a gestão, prevenção e minimização de impactos de eventos hidroclimatológicos críticos no Estado do Rio Grande do Sul. Palestrante: Dr. João Manoel Trindade da Silva (SEMA/RS- Porto Alegre/RS)

15h25 - Coffee-break

15h45 - Atuação da defesa civil na gestão de desastres. Palestrante: Ten. Cel. Paulo Roberto Locatelli Gandin (Defesa Civil-Casa Militar – Porto Alegre/RS)

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir