Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

14 de junho de 2013

Comunidades devem regularização cemitérios

Presidentes das comunidades do interior estão aflitos com as exigências

 Ministério Público acionou cumprimento da Resolução do Conama de 2003
A cobrança do Ministério Público – ainda em 2012 pelo promotor Márcio Bressan – para a regularização dos cemitérios ativos da cidade e do interior do município caiu nas mãos do Departamento Municipal do Meio Ambiente. A iniciativa provocou alvoroço, especialmente nas comunidades do interior, motivando a realização de audiência pública, no dia 6 de junho.
Presidentes das comunidades participarem do evento que fez parte da programação da Semana do Meio Ambiente. Neste dia foram debatidos caminhos viáveis para regularização dos cemitérios, como exige a resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), de 3 de abril de 2003.
Explicando o risco dos cemitérios para o meio ambiente, o engenheiro florestal e de segurança do trabalho Diogo Adriano Barboza, com atuação no Departamento Municipal do Meio Ambiente mostrou os riscos de contaminação do  o lençol freático, solo e ar a partir do tipo de cova e constituição do solo.
- Os riscos podem ser de baixo, médio, alto e de extrema gravidade – afirmou Diogo.
A estação de tratamento da água que abastece a cidade e as comunidades não elimina contaminação do líquido e, por consequência, causa alterações física e química da água. Gás sulfídrico, amônia e metano são outros elementos químicos liberados pelo cemitério ao meio ambiente.
O técnico apresentou dados da pesquisa realizada pelo geólogo Lezíro Marques Silva no Brasil que avaliou 600 cemitérios: 75% liberavam alguma substância no processo de decomposição dos corpos no período de até um ano ou estavam em terrenos irregulares.  Metais, gases pesados e contaminação biológica que prolifera a 400 metros em torno do cemitério e surgimento de fungos, bactérias são outros complicadores ao meio ambiente e a saúde.
- As comunidades terão que se organizar e contratar um técnico para dar o parecer do terreno do cemitério e de todo o empreendimento que leva em consideração uma serie de fatores – resumiu Diogo.
Não-Me-Toque tem torno de 16 cemitérios que deverão passar pela regularização. O presidente da comunidade Evangélica de São Jose do Centro, Alberto Maurer, argumenta que as comunidades irão precisar de apoio com os procedimentos mais complexos.
- O problema é que hoje eu sou presidente, amanhã não serei mais, e a pessoa que assumir vai ter dificuldades de dar prosseguimento ao assunto, por isso será importante ajuda do município – opinou o agricultor e presidente da comunidade.
A engenheira ambiental Elisa Valduga diz que o apoio do Departamento de Meio Ambiente será na ajuda a questões burocráticas, podendo se deslocar até as comunidades se for necessário e sanar dúvidas no processo de licenciamento.
Cada presidente de comunidade recebeu um formulário que deverá ser devolvido preenchido, até o final de junho, no Departamento de Meio Ambiente. São solicitadas informações da comunidade como: número de associados, questões fundiárias, número da matrícula, localização, proximidade dos cemitérios a sangas, rios e áreas de preservação permanente.
- É um diagnóstico geral. O questionário pergunta ainda o que a comunidade já vem fazendo para a regularização – explicou Elisa.
A situação do cemitério municipal Jardim da Paz, localizado no Núcleo Habitacional Alfredo Alzirio Roos está regulaizado. A Comunidade Evangélica de NMT está com seu processo de regularização bem adianto e já investiu mais de R$ 10 mil para atender as exigências. O Cemitério da Comunidade Católica de NMT também está em adiantado processo, mas terá algumas dificuldades mais sérias com as covas abandonadas.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir