Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

19 de julho de 2013

Mulheres mobilizadas contra o câncer de Mama

Mulheres de NMT participam de Fórum de combate ao câncer de mama
Participaram da mesa de abertura do Fórum o secretário-adjunto estadual da Saúde, Elemar Sand, a presidente do Imama, Maira Caleffi, o secretário-adjunto municipal da Saúde, Jorge Cuty, o deputado Frederico Antunes (PP), o diretor do Fórum Democrático, Rogério dos Santos, a procuradora de Justiça, Veloci Pivato e do procurador da República, Valdir Alves

 Centenas de guarda-chuvas cor-de-rosa dançando sob o céu azul, em frente ao Palácio Farroupilha, marcaram o início da Semana Estadual de Luta Contra o Câncer de Mama e a abertura do Seminário Saúde é Cidadania, na tarde de segunda-feira (15).
A mobilização reuniu mulheres de todos o Estado e ativistas do Instituto da Mama (Imama) para destacar a importância da prevenção e tratamento da doença. O guarda-chuva rosa é um dos símbolos dessa luta, e a renda da sua comercialização é revertida para o Imama. Em seguida, as participantes seguiram para o Fórum Saúde e Cidadania, no Teatro Dante Barone. O encontro tem como objetivo debater as políticas públicas voltadas para a saúde da mulher. Na abertura do evento, o presidente da Assembleia, deputado Pedro Westphalen (PP), disse que “se emocionou profundamente” com a intervenção realizada em frente ao parlamento. E convocou a todos participantes do Fórum que se tornem multiplicadores dessa luta pela erradicação do câncer de mama.

Uma delegação de 45 mulheres de participou do “Fórum Saúde é Cidadania” no teatro Dante Bone na Assembleia Legislativa em parceria com Instituto da Mama (Imama) na tarde de segunda-feira (15), de julho em Porto Alegre.
A comitiva de Não-Me-Toque e Carazinho contou com a participação de 45 mulheres representando todas as classes de trabalhadoras: hospitais Alto Jacuí, Julia Billiart, Conselho Tutelar, associadas da Cotrijal. Colaboradoras públicas da saúde, assistência social, oficiais administrativas, professoras, representantes de sindicato e ONGs. Entre elas as secretárias de Gabinete Bernadete Piva, de Habitação Nara Adams, da Assistência Social Clereci Schenkel e a vereadora Paula Samuel van Schaik.
- A ideia é iniciar uma mobilização e prevenção contra o câncer de mama em NMT a partir do outubro rosa – ressaltou Bernadete.
Integrante da delegação, a professora aposentada e atualmente assessora pedagógica da 39º Coordenadoria de Educação, Dirce Tartari, que é uma vitoriosa na luta contra o câncer, fez questão de participar. Ela descobriu o tumor através de exame há quatro anos. Foi obrigada a se submeter a uma cirurgia a seções de quimioterapia e radioterapia.
- O apoio da família nesse momento é importantíssimo. Atualmente faço exames de controle a cada seis meses – disse Dirce.
A presidente do Instituto da Mama do Rio Grande do Sul, a Dr. Maira Caleffi que atua como coordenadora do Núcleo de Mama do Hospital Moinhos de Vento, apresentou o primeiro painel do Fórum. Ela alertou como é fundamental a descoberta precoce do tumor para evitar estágios avançados do câncer de mama que trazem maior risco da volta da doença e tratamentos seqüenciais até o fim da vida. Disse que as ONGs não substituem o Estado que deve procurar alternativa e recursos para os pacientes. Segundo Maira Caleffi, 75% da população brasileira não têm plano de saúde e recorre ao SUS.
A programação contou com a apresentação da 2ª Vice presidente da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio a Saúde da mama – Femama Ana Valéria Escolástica que abordou “A força do terceiro setor nas políticas públicas” como ONGs e os movimentos sócios da mulher como o outubro rosa. O defensor público Gabriel Faria Oliveira falou sobre “O Direito a Saúde na Mesa da Justiça”, lembrando que quase a metade das ações ajuizadas vem da área da saúde motivando que as pessoas buscam seus direitos.
Falaram ainda no Fórum Marli Jacobsen do Projeto Cidadãs Vitoriosas, Nádia Elizabeth  Barbosa coordenadora do grupo de apoio Hepatchê e Rosângela Dornelles da Secretária Estadual da Saúde.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir