Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

31 de agosto de 2013

Juventude Católica de Não-Me-Toque recebe a Cruz Peregrina neste domingo

Católicos de Não-Me-Toque vão receber a réplica da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora que percorrem as paróquias da Arquidiocese

De 1º a 7 de setembro, a Comunidade Católica de Não-Me-Toque volta a viver momentos de intensa manifestação de fé cristã e vivência pastoral. A missa dominical, às 8h30, vai marcar a chegada da réplica da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora.
De acordo com a coordenadora da Catequese de NMT, Vanda Goergen, os símbolos da fé católica estão percorrendo todas as paróquias da Arquidiocese de Passo Fundo. O lançamento do Ano da Juventude na Arquidiocese de Passo Fundo ocorreu no dia 4 de agosto. A celebração marcou o início da peregrinação das réplicas da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que passaram pela Arquidiocese em novembro de 2012 e deixaram suas marcas em todos os grupos de juventude local.
A Cruz e o Ícone visitarão todas as paróquias até a Romaria Arquidiocesana de Nossa Senhora Aparecida de 2014. A peregrinação iniciou pela área pastoral de Tapera, no município de Victor Graeff, no dia 4 de agosto.
A iniciativa quer chamar atenção para a juventude como um processo de continuidade da evangelização propiciada pela Jornada Mundial da Juventude, realizada em julho no Rio de Janeiro.
- O objetivo da Arquidiocese é fazer com que todas as paróquias e comunidades se sintam chamadas a atender o apelo do Papa Francisco de fazer mais cristãos – explica Vanda lembrando a citação bíblica "Ide e fazei discípulos  entre todas as nações" (Mt 28,19), inspiração do Papa João Paulo II ao entregar a Cruz aos jovens, em 1984.
A partir das Missões Populares realizadas em Não-Me-Toque de 27 de junho a 27 de julho, o frei Rodrigo Cichowicz, vigário da Paróquia Cristo Rei, e a coordenadora da Catequese, Vanda Goergen, foram desafiados a organizar a juventude católica. O primeiro encontro ocorreu no dia 23 de agosto, com a participação de 20 pessoas que abraçaram a causa e estão motivadas a atrair mais jovens.
- Estamos formando um grupo que vai liderar a organização de atividades e abrir um espaço para que a juventude se sinta acolhida e parte integrante da Igreja – explica Vanda.
Os jovens estão se organizando e convidando os que já fizeram a Crisma e os que participam da catequese para recepcionar a réplica da Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora, participando da celebração deste domingo, 1º de setembro.
Nos dias 3 e 4, às 19h, a juventude vai ter encontros junto à Cruz com momentos de reflexão, teatro, canto e oração e outras atividades que vão oportunizar aos jovens um espaço de expressão de suas ideias, anseios. Pais e catequistas também estão convidados a participar.
Durante toda a semana a Cruz Peregrina e o Ícone de Maria vão estar na Igreja acessível a todos que queiram fazer sua oração. Na sexta-feira, na Comunidade Sagrada Família, o grupo vai fazer uma celebração festiva e no dia 7 de setembro a Cruz e o Ícone vão estar na Caminhada Cívica levados pelos dos jovens. Ao final do dia os símbolos seguem para Ernestina.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir