Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

30 de setembro de 2013

De Não-Me-Toque saem os primeiros Técnicos em Agricultura de Precisão do Brasil

Prefeito Piva agradeceu ao Instituto Federal Farroupilha por ter acreditado no potencial de Não-Me-Toque e criado o curso

 O primeiro Curso Técnico em Agricultura de Precisão do Brasil formou a primeira turma. Vinte e três dos 40 selecionados conquistaram a formação e receberam o certificado em solenidade realizada na noite de sexta-feira (27), no auditório da Expodireto Cotrijal.

Augusto Krüger Marques, Ademir Vogel, Anderson Ismael Arend, Argeni Coradin, Cléber Diego Cadore, Cristian Heller, Cristiane Frolich, Djonatan Schu, Douglas Ritter, Edilson Laércio Goetz, Elisângela da Silva, Jean Ferreira Franco, Joilson Solemar de Oliveira, Juliane Paula Portela, Leandro Ervino Schneider, Marcos José Beutler, Maurício De Pelegrini, Paulo Rogério do Nascimento, Rafael Werle, Tainan Ramon dos Santos, Valmor Willens, Vinício Ezequiel Guarda Lara e William Iuri D’Ávila entram para a história de Não-Me-Toque. A Capital Nacional da Agricultura de Precisão é pioneira na realização deste curso na América Latina.

Augusto Krüger Marques foi o primeiro a receber a graduação

De acordo com a diretora geral do Campus Panambi do Instituto Federal Farroupilha, Ana Rita da Fontoura, em 2014 é possível que o a terceira turma receba inscrições de estrangeiros, já que neste ano houve procura, prova de que o curso é alta relevância no mercado.

Conquista valorizada

Instalado em Não-Me-Toque como extensão do Instituto Federal Farroupilha – Campus Panambi, numa iniciativa do Governo Municipal que contou com o apoio das empresas Stara, Cotrijal e Augustin, o Curso Técnico em Agricultura de Precisão vem atender uma demanda crescente do setor agrícola. A tecnologia está disponível através de máquinas e financiamentos para aquisição, atendendo interesses de produtores de todos os portes, mas carente de mão de obra especializada.

O curso também oferece uma oportunidade de formação para quem tem o nível médio, sendo gratuito e com reconhecimento de MEC.

A representante da reitora do Instituto Federal Farroupilha, Rafaeli Gonçalves, destacou a conquista dos alunos e dos agentes envolvidos.

- Este momento é a consolidação de um projeto deste Instituto concretizado através de parcerias que beneficia 19 profissionais – afirmou Rafaeli.

Elisângela da Silva, oradora da turma

A formanda Elisângela da Silva, oradora da turma, fez os agradecimentos e conclui dizendo:

- Somos pioneiros nesta caminhada, mas seremos assíduos divulgadores desta tecnologia que representa uma nova fase na agricultura mundial.

Escolhido para ser o paraninfo da turma, o administrador Leonardo Kerber, que foi professor da disciplina de Gestão da Informação, Viabilidade Econômica e Financeira, referiu-se ao compromisso de cada um de fazer a transição da fase de aluno para a fase de profissional, lembrando a valorização deste conhecimento no mercado de trabalho.

Doeslei Schuster foi escolhido o Professor Amigo da Turma e Robson Barbosa o Professor Homenageado.

Leonardo Kerber, paraninfo da turma

O prefeito Antônio Vicente Piva lembrou a caminhada para o município conseguir oferecer este curso, agradeceu o apoio das empresas e da Acint, e também da Escola Solano, que abrigou as aulas no primeiro ano do curso.

- Somos muito gratos ao Instituto Federal Farroupilha por ter acreditado no potencial de nosso município – destacou Piva informando que o Governo Municipal tem protocolado no IFF, um pedido para instalação de cursos universitários.

A possibilidade de um curso de pós-graduação em AP foi anunciada como possível pela professora Rafaeli Gonçalves.

A nova revolução da agricultura

Deputado federal Luiz Carlos Heinze (PP-RS) teve participação decisiva na implantação do curso

O deputado federal Luiz Carlos Heinze (PP-RS), prestigiou a solenidade de formatura sendo citado pelo prefeito Piva como um dos grandes apoiadores para a instalação do curso. Heize teve a oportunidade de se manifestar ao final da formatura, e falou com emoção:

- Nenhuma outra cidade brasileira merecia ter o primeiro curso Técnico em Agricultura de Precisão, porque aqui é o berço da nacionalização desta tecnologia que é a quarta fase revolucionária da agricultura mundial.

O deputado Heize descreveu que a agricultura viveu a fase dos fertilizantes, dos defensivos, da biotecnologia – a qual pôde contribuir para a legalização no Brasil – e agora vive a revolução na produtividade com a agricultura de precisão.

- A indústria de máquinas está capacitada a atender toda a demanda, que é grande, mas faltam profissionais capacitados e vocês estão entrando neste mercado podendo exercer uma profissão muito valorizada – dirigiu-se aos formandos.

Luiz Carlos Heinze é o autor da Lei que concedeu a NMT o título de Capita Nacional da Agricultura de Precisão.

Também participaram da solenidade o coordenador do Curso do IFF, Carlos Roberto Sobral, a coordenadora de cursos técnico da SMECD de Não-Me-Toque, Milene Guadagnin, a vice-prefeita Teodora Lütkemeyer, o presidente da Câmara de Vereadores Pedro Paulo Falcão da Rosa, secretários municipais, entre eles o ex-secretário de Desenvolvimento, Jair Kilpp, lembrado como um dos que atuou com dedicação para a instalação do curso. O auditório esteve lotado por familiares e convidados dos formandos.

Dos 40 que iniciaram o curso, 23 concluíram com mérito

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir