Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

18 de outubro de 2013

Comunidade São João Batista de Gramado comemora 100 anos

A primeira capela foi erguida no ano de 1913

 Celebração, homenagens e festa ocorrem neste domingo dia 20
Com forte dedicação na agricultura, no cultivo da soja, milho, trigo, cevada, aveia e bovinocultura, a comunidade se ergueu com a presença de colonos de confissão religiosa católica, que logo providenciaram um local para a oração. A comemoração do centenário começa com uma missa, benção da imagem de São João Batista, seguida de almoço e festa. A história da comunidade surge com a imigração de alemães e italianos na região vindo das Colônias Velhas, Garibaldi, Estrela e Bento Gonçalves.
Com o objetivo de recomeçar a vida mantinham as tradições trazidas da terra natal pelos primeiros imigrantes. No início da comunidade, a união dos colonos imigrantes que possuíam moradias bastante rústicas, se fundamentou na preocupação de manter a sobrevivência, cultura e educação dos filhos. Assim que surgiu, a comunidade foi chamada de São João do Gramado de Colorado.


Os fundadores da comunidade foram: João Sabini, Franz e Angelina Schwalbert junto com os filhos, Johan e Ana Maria Schwalbert. Os primeiros moradores encontraram dificuldades porque desconheciam o clima, tiveram que desbravar as matas de pinhais, transportar a madeira para então iniciar o plantio em pequenas lavouras de milho e mandioca. Mas a comunidade sentia a falta de um lugar para rezar e batizar os filhos. Com isso, em 1913 uma comissão de moradores foi aos engenhos pedir doação de madeira para construir a primeira capela e escola.
Com a capela pronta era preciso dar um nome.  Em Colorado havia um santo padroeiro chamado de São João Batista sendo adotando como a imagem santa. Mais tarde, a localidade começou ser chamado de São João do Gramado, nome mantido até hoje em homenagem ao santo e aos vastos campos coberto de grama. Em meados dos anos 40 havia pequenas indústrias de farinha de mandioca na localidade e, no decorrer do tempo, foi surgindo sapataria, selaria, casa de negócios e salão de baile.
Em 1973 chegou a energia elétrica e foi construída a atual igreja que, atualmente conta com a capela mortuária. Em 1977 foi fundado o clube de mães Sempre Unidas. São João do Gramado tem o salão da comunidade e do Esporte Clube Harmonia, atual campeão municipal. O distrito mantém em atividade o clube de bocha e da terceira idade. Com o êxodo rural, o clube de jovens e crianças está inativo. Com a escola desativada em 1992, as crianças foram encaminhadas para a localidade de Bom Sucesso.
Atualmente, a equipe da liturgia, catequistas, ministros da eucaristia, conselho e lideranças se mantêm engajado nos trabalhos da comunidade para ser mais unida, próspera e motivada.
A comemoração do centenário será um grande momento também para o município. Grande número de pessoas está sendo aguardado para o evento.

Fundar uma escola foi uma das preocupações dos pioneiros
Capela é mantida com capricho pelas famílias ainda ligadas à localidade

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir