Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

11 de abril de 2014

Simulador de trânsito chega a NMT para aulas práticas

Exigido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o CFC Alto Jacuí de Não-Me-Toque disponibiliza o simulador de trânsito para os alunos que estão iniciando o seu aprendizado como condutores em aulas praticas desde 31 de março. Anteriormente, os alunos aprovados na avaliação teórica seguiam direto para a rua dirigir. Porém, com a nova norma, o aluno vai para o simulador adquiri experiência real no trânsito, mesmo que virtual, antes mesmo de entrar num carro de verdade. O professor e instrutor da autoescola, Sigberto Harnisch, que vem aplicando as aulas, avalia que o simulador disponibiliza boa base prática do funcionamento do carro, seja na troca de marchas, luz alta, baixa, pisca e o respeito à sinalização. 

A simulação ajuda o aluno a enfrentar o trânsito e dirigir em uma rodovia, que oferece diferente situações no trânsito do que ocorre na via urbana, como nível de tráfego, neblina, chuva e pista não pavimentada. O simulador possui um software que pode ser programado pelo professor para trazer mais opções durante as aulas. 

- O simulador consiste em mostrar a realidade para o motorista para que ele antecipe seu comportamento e assuma atitudes corretas. Cada aula resulta em um relatório dos erros no final da aula para serem corrigidas – explicou.

Simulador está adaptado para alunos da autoescola

Cada aluno passará por cinco aulas de 30 minutos, recebendo conteúdo didático, com conceitos básicos de condução durante o dia, à noite e também regras de segurança. 

Segundo Sigberto, a dificuldade enfrentada nas primeiras horas de aula prática pode ser contornada no simulador elevando a confiança para que na prática o aluno não confunda os pedais ou deixe o carro apagar. Os alunos após cumprir a carga horária obrigatória podem fazer aulas extras caso não estejam seguros para dirigir na rua.
O custo do investimento para os centros de formação passa de R$ 50 mil. Com o simulador, os preços da formação de condutor foram reajustados, elevando o custo da CNH.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir