Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

6 de junho de 2014

Município diminui impacto ambiental com a coleta de pneus e sofás velhos

O Departamento de Meio Ambiente realizou a coleta de pneus e sofás nos dias 3 e 4 de junho dentro da programação da Semana do Meio Ambiente. Segundo informações do próprio Departamento foram recolhidas 10 toneladas de pneus e três cargas de caminhão com sofás velhos.  A bióloga Elisa Valduga, do Departamento do Meio Ambiente, disse que a coleta é importante para evitar o acúmulo de pneus em locais abertos. Os resíduos após as chuvas acumulam água sendo locais de criadouro de mosquitos como os da dengue.
Departamento do Meio Ambiente e Secretaria de Obras coletaram 10 toneladas de pneus velhos

- Queimar, enterrar ou descartar pneus no meio ambiente é uma infração ambiental passível de multa que acarreta principalmente prejuízos à população, poluindo os recursos hídricos e o solo. O correto é devolver os pneus usados ao local de compra, conforme determina a logística reversa definida pela Política Nacional de Resíduos Sólidos – explica.
Também os sofás seguem a lei da Logística Reversa. Quando isso não é possível, a orientação é tentar reutilizá-lo ou doar. Outra opção é desmontar e reutilizar a madeira, o restante deve ser colocado em sacos para o caminhão do lixo recolher.
- De maneira nenhuma a população deve deixar sofás inteiros nas calçadas ou ruas da cidade, bem como outros móveis e eletrodomésticos, pois o caminhão do lixo não recolhe esse tipo de descarte – explicou a bióloga reforçando que o descarte de sofás no meio ambiente é extremamente prejudicial, principalmente por causa do seu volume, e por oportunizar um ambiente propício para a proliferação de vetores de doenças como ratos e baratas.
A ação inédita teve sua importância confirmada pelo secretário municipal da Agricultura e do Meio Ambiente, Ivan Machry:
- Com esta ação recolhemos aproximadamente três cargas, o que demonstra a importância desta campanha.

Dia de conscientização mobilizou três cargas de caminhão com sofás velhos

A bióloga constata que apesar das campanhas. O aumento do consumo motiva o excesso de descarte, assim é fundamental que as pessoas tentem reutilizar os produtos antes de descartá-los.
Também chamou a atenção das empresas, lembrando que devem cumprir a lei e se adequar à logística reversa. Elisa Valduga, que também preside o Conselho Municipal do Meio Ambiente, observa que o ideal seria que o município tivesse um ecoponto, numa parceria público privada, no qual as pessoas tivessem a oportunidade de descartar esses entulhos.

 

TAGS: pneus, sofa, coleta

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir