Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

19 de dezembro de 2014

65 Anos do Hospital Notre Dame Júlia Billiart

 

Dar graças. Esta foi a motivação que reuniu as Irmãs de NotreDame de Não-Me-Toque, médicos,funcionários do Hospital Santa Júlia Billiart, da Casa Betânia e da Farmácia Santa Júlia e seus familiares, apoiadores e amigos, na manhã de domingo, 14 de dezembro, para a celebração na Igreja Matriz Cristo Rei e almoço festivo.

Os 65 anos de fundação do Hospital NotreDame Júlia Billiart contou com a presença de religiosas da Congregação de Espumoso e Passo Fundo e da prefeita Teodora Lütkemeyer, que saudou a presença e o trabalho das religiosas, lembrou da importância da instituição hospitalar na vida dos não-me-toquenses.

- Temos no Hospital Júlia Billiart um importante parceiro na execução das políticas públicas de atenção à saúde. Parabéns aos que conduzem e trabalham nesta instituição pela qualidade de tudo o que faz e pela preocupação em inovar e investir na oferta de serviços – destacou a prefeita na celebração.

No evento a diretora Provincial Ir. Silvânia Loner recebeu um placa comemorativa da equipe do hospital marcando a data e agradecendo à Congregação pela presença em Não-Me-Toque e pelo apoio constante motivado pela vocação de servir e fazer o bem às pessoas.

Equipe do HNDJB entregou placa de agradecimento à Congregação pelo apoio à instituição
Equipe do HNDJB entregou placa de agradecimento à Congregação pelo apoio à instituição

As irmãs Maria Helena Kümpfer e Lourdes Urban e o diretor técnico do HNDJB Anaor Aguiar apresentaram um pouco da rica história da instituição em Não-Me-Toque.

- Essa história de 65 anos, construída por muitas mãos e corações são o motivo desse momento de louvor e ação de graças. Esta comunidade hoje em festa – destacou a Ir. Maria Helena Kümpfer.

História

Há 65 anos a cidade de Não-Me-Toque recebeu mais um hospital. Graças à determinação e coragem do Dr. Otto Stahl. A construção que iniciou em fevereiro de 1949 teve à frente o frei franciscano Jacó e a colaboração de vários benfeitores. Entre eles, alguns passaram a fazer parte da sociedade Sagrada Família, primeiro nome dado ao hospital. Já em 1º de dezembro de 1949 iniciaram de forma humilde as atividades do hospital. Foi no dia 4 de dezembro de 1949 que o hospital obteve a aprovação da Comissão Estadual da Saúde. Em 1955 trocou de nome, passando a ser chamado hospital de Caridade. Em 1959, Dr. Otto Stahl vendeu o hospital para a Congregação de Nossa Senhora que assumiu a administração.

Acolhida do Menino Jesus: as crianças, filhas de funcionários, trouxeram o Menino Jesus no momento de preparação para o Natal
Acolhida do Menino Jesus: as crianças, filhas de funcionários, trouxeram o Menino Jesus no momento de preparação para o Natal

Dentro desta história um fato merece destaque. Dona Wilma, esposa do Dr. Otto Stahl, havia feito uma promessa em 1953; se fosse aprovada a independência de NMT do município de Carazinho, daria uma estátua de Nossa Senhora de Fátima para ser colocada em frente ao hospital. O fato se concretizou em 1961, ano em que chegou ao hospital Dr. Armando Wagner, e foi recebida a imagem de NS de Fátima vinda de Portugal.

Em 1962, Dr. Otto Stahl se despede do hospital. Foram 36 anos de dedicação. E a história continua. Novos médicos chegam para atender a comunidade. Do ano de 1959 até 1994, o hospital sempre teve a sua frente Irmãs que, com grande zelo, coragem e determinação levaram adiante a missão de cuidar da vida.

As crescentes exigências e as mudanças de cenário exigiram que fosse contratado administradores leigos para a gestão do hospital.

 

Uma obra de amor ao próximo e voluntariado

Ir. Lourdes Urban

Nenhuma obra, seja filantrópica ou não, se faz sem trabalho voluntário! Eis a questão!

Desde quando as Irmãs chegaram ao Brasil, elas se dedicam à Educação, Saúde, Evangelização e Promoção Humana.

Já em 1931 iniciaram o cuidado dos doentes no hospital e quero destacar a Ir.Ludvine, como cozinheira, que, depois passou a ser enfermeira e foi quem assistiu o milagre de Santa Júlia, reconhecido pela Igreja e para a Canonização, em Campos Novos (SC).

Mas também não posso deixar de nomear as grandes pioneiras alemãs da área da saúde: as irmãsAtalie, Geroldina e Reinóldis e hoje estamos nós, as Irmãs brasileiras, com a mão,o pé, a cabeça e coração na massa!

Muitas Irmãs já vinham da Alemanha com conhecimentos de enfermagem, mas no Brasil, no começo, os médicos davam os treinamentos complementares e durante esses longos anos, atendemos mais de 20 unidades de saúde espalhadas por aí.

Em 1949, a Irmãs foram morar no Júlia e ali estamos até hoje.

Dr. Otto Stahl e o Dr. Schmiedt eram os médicos da população.

Sempre houve a colaboração da população e o apoio do poder público.  Com o tempo, as leis mudaram e começamos uma escola técnica de enfermagem em Espumoso para formar os profissionais da saúde.

Hoje, as inovações tecnológicas e científicas têm exigências quase insustentáveis e vemos o sucateamento nacional e mau atendimento da população. Devido ao grande empenho do nosso corpo clínico, de enfermagem, pela gerência eficiente das Irmãs e colaboradores, pelo apoio do poder público local, estadual e federal, temos conseguido manter um atendimento digno para a população e aqui volta a leitura de São Paulo, uns falam, outros profetizam, outros executam...é trabalho de corpo e unidade. Agradecimentos a todos, Deus seja louvado e bendito. Nossa Senhora da Saúde vele por cada um de nós e pela população.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir