Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

19 de outubro de 2015

Caminhada pela Vida mobiliza contra o câncer de mama

Caminhada pela Vida teve a participação de cerca de 200 pessoas
Caminhada pela Vida teve a participação de cerca de 200 pessoas

O Outubro Rosa vem ganhando força e a cada ano cresce a mobilização que tem caráter internacional, que visa sensibilizar a população para o problema do câncer de mama. Em Não-Me-Toque, a Secretaria Municipal da Saúde e a Associação Amigos da Vida são parceiras na realização das atividades que contemplam exames, caminhada de sensibilização e chá beneficente.
No sábado (17), cerca de 200 pessoas, entre elas mulheres que venceram a doença, enfrentaram o mau tempo e participaram da 1ª Caminhada pela Vida, que partiu de frente da Unidade de Saúde Centro, dirigiu-se até a Prefeitura e se concentrou na Praça Dr. Otto Schmiedt.
No local os participantes da caminhada foram apresentados à Unidade Móvel de Saúde que dispõe de consultório médico, consultório ginecológico e consultório odontológico. O Governo Municipal recebeu um ônibus em doação da receita Federal e o veículo recebeu investimentos de R$ 120 mil para ser transformado e equipado paa atender demandas no interior e campanhas.
- Nosso plano de governo prioriza a saúde e este é mais um investimento nesta área que vai ser colocado à disposição da população. Nós entendemos que ações como as do Outubro Rosa e a oferta de serviços de saúde contribuem para a qualidade de vida das pessoas e por isso têm nosso apoio – destacou a prefeita Teodora Lütkemeyer que também participou da Caminhada pela Vida.
O secretário da Saúde, Marco Costa, agradeceu a Câmara de Vereadores que contribuiu com parte dos recursos para a adaptação da unidade móvel e elogiou a iniciativa do grupo que formou a Associação Amigos da Vida.
- Há dois anos vínhamos realizando ações no Outubro Rosa e a partir deste ano contamos com a participação das voluntárias que desejam ajudar na sensibilização pelos hábitos de prevenção e detecção precoce do câncer de mama e também do câncer de próstata – manifestou o secretário.
O grupo de voluntárias que formou a associação aguarda os trâmites dos documentos para a fundação oficial e tem participação ativa na programação do Outubro Rosa e Novembro Azul. A presidente Carla Sebastiani Costa estava emocionada com o resultado do primeiro eventoe destacou a importância dos exames preventivos.
- Os avanços da medicina estão possibilitando tratamentos eficientes e reduzindo a mutilação, mas é preciso que as mulheres se conscientizem que precisam realizar os exames periódicos e preventivos e os Amigos da Vida vão se dedicar a fazer crescer a demanda pelos cuidados preventivos – disse Carla Costa.
Também prestigiaram o ato na Praça o presidente da Câmara de Vereadores, Ibanez de Quadros, os vereadores Pedro Paulo da Rosa e Paula Samuel van Schaik.
No dia 24 de outubro, das 8h às 12h, a Unidade de Saúde Centro estará aberta para realizar exames preventivos com Sala de Espera Motivacional. Essa atividade já ocorre nos sábados 3 e 17 deste mês.
No dia 24, às 15h, ocorre o Chá Beneficente que marca o encerramento das atividades do Outubro Rosa, no Restaurante Eventu’s, realização da Associação amigos da Vida. Os convites estão à venda (R$ 20,00) em número limitado.
Outubro Rosa
O movimento teve a sua origem nos Estados Unidos, depois de o Congresso ter determinado o mês de outubro como o mês da prevenção desta doença, concentrando várias ações que pretendem fortalecer a necessidade e a importância da prevenção para um diagnóstico precoce do câncer de mama.
Uma das características do Outubro Rosa é a iluminação de monumentos importantes com a cor rosa como forma de apoio à causa. No Brasil, o primeiro monumento com esta iluminação foi o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, no ano 2002.
O símbolo do Outubro Rosa é um laço ou fita rosa, algo que começou graças à G. Komen Breast Cancer Foundation, que os distribuiu numa corrida de sensibilização do câncer de mama, organizada em 1991 na cidade de Nova Iorque.

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir