Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

18 de maio de 2016

Como fazer um teste de velocidade da internet

Faça o teste de velocidade sem a interferência do roteador
Faça o teste de velocidade sem a interferência do roteador

 A velocidade da conexão interessa a todas as pessoas que possuem um plano de internet. Para a alegria de uns e tristeza de outros, existem os testes de velocidade, que são sites específicos para verificar a velocidade da conexão de Internet, medindo o download (que é o recebimento de dados da internet) e o upload (que é o envio de dados), a partir do seu ponto de conexão, até os servidores de testes. É a técnica bem importante e mais popular para atestar a qualidade do serviço de internet entregue.

No entanto, existe um grande problema: poucas pessoas seguem os passos necessários para a execução correta de um teste de velocidade. E você? Confira no texto se está fazendo o dever de casa direitinho.

Importante: as dicas abaixo valem para a medição de internet fixa (independente se você for cliente Triway, de outra operadora, ou de algum provedor local), e devem ser realizados em um computador ou notebook, que permitem a conexão direta com os cabos da rede.  Vamos lá?

Certifique-se de que ele não esteja baixando nada durante o teste
Certifique-se de que ele não esteja baixando nada durante o teste

#1: A primeira e preciosíssima dica é: Faça o teste de velocidade sem a interferência do roteador. Para isso, tire o cabo da internet do seu roteador, e conecte-o diretamente na entrada de rede do seu notebook ou computador. Apenas o dispositivo que está realizando o teste deve estar conectado na rede de internet.  Depois que você fizer o teste oficial, vale também fazer o teste conectado no roteador, mas neste caso a velocidade provavelmente já será menor.

#2: Após ter conectado o cabo de internet diretamente no seu computador, feche todos os programas, navegadores, e interrompa todas as atualizações. Mesmo programas que aparentemente não estão ligados à internet, como o Word, por exemplo, podem estar enviando e baixando atualizações. Além disso, alguns aplicativos, como o antivírus, baixam atualizações periodicamente de modo automático. Certifique-se de que ele não esteja baixando nada durante o teste. Isso também vale para programas como Java, Windows Update, Flash.

#3: Preste atenção no desempenho de sua máquina. Se estiver infectada com vírus, é possível que o teste não esteja de acordo com a velocidade real da internet, pois os vírus assumem o controle de aplicativos diversos e podem enviar e receber informações da internet sem que o usuário perceba. Se a sua internet está meio lenta, mas o seu computador ou notebook também não anda veloz como quando você o adquiriu, quem sabe está na hora de leva-lo para a manutenção: pois se a sua máquina estiver com vírus, além de comprometer a velocidade da sua internet, pode afetar a segurança das suas informações.

#4: Abra o navegador de sua preferência e acesse um dos sites de medição de velocidade. A Triway recomenda o SIMET (simet.nic.br). É um servidor de testes totalmente isento, vinculado ao NIC-BR – o comitê gestor da internet no Brasil. Outra opção é o Speedtet (www.speedtest.net), e neste site, o ideal é selecionar mais de um servidor de dentro do Brasil para fazer o teste.

#5: Compartilhe o seu resultado! Ao realizar o teste no SIMET, é importante (independentemente do resultado) compartilhá-lo, para que a Triway, o NIC-BR e todas as pessoas interessadas possam conferir a velocidade da internet na sua região, na opção “Mapa de Qualidade da Internet”. Muitos compartilham nas redes sociais, é uma opção pessoal, mas para que o seu teste tenha mais resultado com a sua operadora e com todos os usuários de internet do Brasil, o ideal é publicá-lo no próprio site do SIMET. Aah! Compartilhe o teste quando você tiver seguido todos os passos acima! 😉

            #6: Os servidores de testes para medição da velocidade da internet não são infalíveis. Como qualquer sistema, eles também podem passar por instabilidades. Por isso, o ideal é repetir os testes, utilizando sites e navegadores diferentes, e também em diferentes dias e horários.

Informações complementarem em blog.triway.net.br.

Humorous image of young boy working on a laptop computer at a desk. He is wearing a suit and glasses and is celebration having just completed all his work. There is a phone on his desk along with a digital tablet and mobile phone.
Humorous image of young boy working on a laptop computer at a desk. He is wearing a suit and glasses and is celebration having just completed all his work. There is a phone on his desk along with a digital tablet and mobile phone.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir