Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

29 de agosto de 2016

Luteranos e católicos vão comemorar juntos os 500 anos da Reforma

luter-500-anos

No dia 30 de outubro de 2017 ocorre o 500º aniversário da publica­ção das 95 teses de Martinho Lutero, gesto que, simbolicamente, marca o início à Reforma protestante. As igrejas evangélicas luteranas – e não só – estão se preparando para celebrar este evento a partir de 31 de ou­tubro deste ano, com um encontro promovido pela Federação Luterana Mundial em Lund, Suécia, para o qual tem sido convidados representan­tes de todas as igrejas cristãs, incluída a católica.

Em 2013, a comissão luterano-católica sobre a unidade publicou um docu­mento intitulado “Do conflito à comunhão. A comemora­ção comum luterano-católica da Reforma em 2017”. Na abertura do documento po­demos ler: “Em 2017 os cristãos luteranos e católicos comemorarão conjuntamente o quinto centenário do início da Reforma”.

Entre luteranos e católicos, no contexto atual, está crescendo a compreensão, a colabo­ração e o respeito recíprocos. Uns e os outros reconhecem que aquilo que os une é mais do que aquilo que os divide: acima de tudo a fé co­mum no Deus uno e trino e a revelação em Jesus Cristo, como também o reconhecimento das verdades fundamentais da doutrina da justificação.

Os luteranos convidaram o Papa Francisco ao encontro de Lund, do próximo dia 31 de outubro, e o Papa prontamente aceitou o convite.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir