Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

9 de setembro de 2016

Município estuda viabilidade para cooperativa de catadores

O Departamento de Meio Ambiente de Não-Me-Toque está estudando a possibilidade da implantação de uma cooperativa para as pessoas que atuam como catadores de lixo. A prefeita Teodora Lütkemeyer e a secretária da Assistência Social Clereci Schenkel, se reuniram com a equipe do Departamento do Meio Ambiente sobre as probabilidades, na manhã de terça-feira (23).

O município está com plano de integrar o Projeto Profissão Catador, da Unicruz, que conta com patrocínio da Petrobras, e envolve a Secretaria Nacional de Economia Solidaria e Ministério do Trabalho e Emprego. A Unicruz já conta com as prefeituras de Cruz Alta, Salto do Jacuí, Tupanciretã e Júlio de Castilhos, parceiras do projeto. A principio o surgimento da cooperativa terá a participação em forma de convênio com o governo municipal, além de trabalhar para encontrar a melhor área e estrutura de trabalho.

Governo local estuda a viabilidade de o município trazer o Projeto Profissão Catador
Governo local estuda a viabilidade de o município trazer o Projeto Profissão Catador

O projeto estabelece alternativas para organização dos catadores como criação de associações para coleta, separação, armazenamento e comercialização de matérias recicláveis. O conhecimento de como funciona a cooperativa de perto virá de uma possível visita a cidade de Ibirubá, que apoia o desenvolvimento do Projeto Profissão Catador em conjunto com a Unicruz.

Em março, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Ibirubá, publicou a matéria com o título “Projeto Profissão Catador motiva criação de Associação.” Segundo a reportagem, o projeto auxilia na melhora das condições de quem trabalha com o material descartado pela população.

 

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir