Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

16 de setembro de 2016

Curso de massas muda perspectivas de famílias rurais

Realizado pela Emater e Cotrijal, curso de massas despertam empreendedorismo. Mudando o futuro no campo. Este é o prisma dos organizadores do curso de massas frescas e recheadas promovido pelo Centro de Treinamento de Agricultores de Não-Me-Toque (Cetren), que iniciou no dia 31 de agosto e encerrou no dia 2 de setembro.

Nas aulas teóricas o curso revisa a história das massas e ensina sobre s ingredientes, composição do trigo, valor nutricional das massas, conservação e até embalagem e rotulagem. Nas aulas práticas os alunos aprendem a fazer a massa básica extrusora (para transformar em espaguete, talharim, macarrão, nhoque), branca e enriquecida com espinafre, beterraba e cenoura (cor), lasanha, tortéi, capeletti, massa integral, massa sem glúten e diversos tipos de molhos.

As instrutoras, extensionistas da Emater/RS-Ascar, Luciana Gobbi, Rosane Turra Treviso, Délis Markus Schwertner, Carmem Savoldi e Ana Paula Savadinsky Müller, entendem que o entusiasmo e o interesse dos alunos reforçam a importância desta iniciativa da Emater e da Cotrijal, que a partir desta edição passa a ter apoio do Sicredi. O apoio ocorre no subsídio parcial das inscrições dos alunos.

Os dez alunos inscritos logo após a Expodireto Cotrijal, a partir da oficina de massa demonstrada na casa da Família Rural, vieram de Não-Me-Toque, Selbach, Tapera e Alto Alegre. De acordo com as instrutoras, comparada com cursos anteriores, foi uma turma mais jovem, muito participativa, que mostrou interesse pelo conteúdo.

Marisa Kuffel (à esquerda) sonha montar agroindústria (Assessoria de Comunicação da Cotriijal)
Marisa Kuffel (à esquerda) sonha montar agroindústria (Assessoria de Comunicação da Cotriijal)

- Durante o desenvolvimento do conteúdo, muitos participantes começaram a demonstrar segurança para avançar e pensar na instalação de uma agroindústria familiar – comentou Ana Paula Müller.
Uma agroindústria na área de massas, além de aumentar a renda da família pode empregar mão de obra de pessoas de todas as idades, desde os jovens até os idosos.

A produtora Marisa Kuffel, 46 anos, do Assentamento Libertação Camponesa, participou do curso com o objetivo de avançar no seu sonho de abrir uma agroindústria.

- Quem sabe mais tarde posso fazer para vender e até aumentar a renda da família – disse Marisa.

No encerramento do curso, a gerente da Unidade de Desenvolvimento Cooperativista (Decoop), Leila Maria de Lima Mertins, em nome da Cotrijal, reafirmiou a importância da parceria com a Emater que, desde 2004 já atendeu mais de mil pessoas em mais de 70 cursos, proporcionando aprendizado em várias áreas. O coordenador do Cetren, Celso Siebert, afirma que a Cotrijal é uma grande parceira da Emater e a intenção é oferecer mais cursos até o final do ano, incluindo outras áreas além da culinária.

O próximo Curso de Massas Frescas, agendado para os dias 13 e 15 setembro, já está com as  vagas preenchidas. Também será realizado na Casa da Família Rural, no Parque da Expodireto.

TAGS: massas, curso, emater

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir