Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

7 de março de 2017

Governador inaugura novo prédio do Solano

reporter@afolhadosul.com.br
Felipe Keller

NÃO-ME-TOQUE, RS, BRASIL 06.03.2017: O governador José Ivo Sartori participou, nesta segunda-feira (6), da abertura oficial do Ano Letivo 2017, no Instituto Estadual de Educação São Francisco Solano, em Não-Me-Toque, no Norte do estado. Na ocasião também foi inaugurado o novo prédio da instituição de ensino, que atende mais de 600 alunos. Foto: Karine Viana/Palácio Piratini.
O governador José Ivo Sartori participou, nesta segunda-feira (6), da abertura oficial do Ano Letivo 2017, no Instituto Estadual de Educação São Francisco Solano, em Não-Me-Toque, no Norte do estado. Na ocasião também foi inaugurado o novo prédio da instituição de ensino, que atende mais de 600 alunos. Foto: Karine Viana/Palácio Piratini.

O Instituto São Francisco Solano iniciou ano letivo na nova estrutura depois de mais de dez anos de reivindicação. Ontem, pela manhã, no primeiro dia de aula, os alunos do Ensino Médio, professores, funcionários, autoridades municipais e estaduais presenciaram a inauguração oficial da escola com comparecimento do governador do Estado, José Ivo Sartori, que também esteve na cidade para a abertura da 18º edição da Expodireto.

A obra da escola encerrou há um ano e mesmo pronto a direção ficou impedida de fazer a mudança de local devido à falta do PPCI, que impedia a liberação do alvará pelo Corpo de Bombeiros. Também faltava a sinalização da rota de fuga e a obtenção habite-se, conferido pela Prefeitura. Com cerca de 600 estudantes, sendo 90 na Educação Profissional, a instituição tem aulas no Ensino Médio nos períodos da manhã e noite, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e curso profissionalizante no Técnico em Mecânico.

- A qualidade da educação inclui a presença da família, dos professores, fazendo da comunidade escolar parte fundamental para formarmos bons profissionais e cidadãos – enfatizou o governador, que também é professor.

Defendendo o Governo do Estado o secretário de Educação, Luís Antônio Alcoba de Freitas, disse que desde ano passado estão em andamento 420 obras com investimentos de mais de R$ 130 milhões. Porém, as autoridades tiveram que escutar a crítica na fala da diretora do Solano, Flavia Missio, que não escondeu o descontentamento da classe pelo parcelamento de salários. A diretora agradeceu o empenho de todos que dedicaram parte de seu tempo para chegar a esta conquista da educação.

- Estou grata aos ex-alunos, professores e diretores como toda a comunidade que articulou para chegar este momento especial – ressaltou Flávia.

O antigo prédio pertence à Prefeitura e era utilizado pelo Solano no formato de comodato há cerca de 16 anos. Antes disso pertencia a uma associação que também cedida em comodato ao Estado, sem cobrar nada.

Animada em poder estudar na nova escola, a presidente do Grêmio Estudantil, Tamiris Schmitt, de 16 anos, estudante do 2º ano do Ensino Médio, planeja mobilizar os demais colegas a cuidar da escola.

- O antigo prédio está precário e estamos com planos de mobilizar os alunos para ajudar na limpeza e preservação na escola porque tudo é novo – planeja.

Placa de inauguração da escola marca momento histórico para escola
Placa de inauguração da escola marca momento histórico para escola

 

O investimento do prédio da escola é de 2,6 milhões de reais, para uma área construída de 1.296,46m² distribuídos em três pavimentos que começou a ser construído no final de 2014. A estrutura conta com cozinha, refeitório, área de serviço, despensa, pátio de serviço, sanitários (masculino, feminino, para professores e funcionários e para portadores de necessidades especiais), instalações para secretaria, direção e vice-direção, sala dos professores, laboratório de Ciências, de informática e biblioteca.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir