Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

31 de outubro de 2017

Chá beneficente encerra Outubro Rosa. Começa Novembro Azul

NÃO-ME-TOQUE - A prevenção ainda é o mais importante. Porém, ficar alerta em relação aos sinais, sintomas e fatores de risco para o câncer de mama é fundamental para um diagnóstico e tratamento o mais precoce possível aumentam muito as chances de cura.

Na tarde de sábado (21) a Secretaria de Saúde em parceria com a Associação Amigos da Vida promoveu, no Eventu’s Restaurante, o chá beneficente que contou com a participação do médico oncologista Luciano Alt. O especialista falou sobre os cuidados, prevenção e tratamento da doença. O lucro é revertido para ações de prevenção e auxilio no combate ao câncer de mama e tratamento. No momento a Associação Amigos da Vida está reformando e equipando um quarto no Hospital Beneficência Alto Jacuí para pacientes com câncer. Assim que concluída, a ação será repetida no Hospital Notre Dame Julia Billiart.

- Quero agradecer a todas as integrantes da Associação Amigos da Vida, pelo comprometimento com esta causa. Sem a ajuda e colaboração nada disso seria possível! Agradecemos também à Secretaria de Saúde pelo apoio, e ao Dr. Luciano Alt pelas sábias palavras que pronunciou em sua palestra. Enfim, a todos que contribuem para que nossas ações e eventos tenham êxito – declarou Carla Costa, presidente da associação.

Prestigiaram o evento o vice-prefeito Pedro Paulo Falcão da Rosa e o secretário da Saúde Marco Costa.

Os participantes do chá ainda concorreram com o sorteio de diversos brindes gentilmente doados pelo comércio local.

Médico Oncologista Luciano Alt foi palestrante no chá de encerramento do Outubro Rosa

Novembro Azul

No dia 4 de novembro, sábado, inicia a programação do Novembro Azul, que visa despertar a conscientização sobre os cuidados para detecção precoce do câncer de próstata, sobre prevenção e hábitos saudáveis.

O Dia Pela Vida tem apoio da Câmara de Vereadores e vai trazer o ônibus do Hemopasso para uma campanha de coleta de sangue, além de outras atrações na Praça Dr. Otto Schmiedt.

No dia 11 ocorre o pedágio informativo e dia 17 jantar com palestra.

 

Quais são os cuidados?

Alimentação

- Consumir diariamente verduras e legumes no almoço e no jantar. Couve, brócolis, repolho, couve-flor são denominados crucíferas, alimentos que desempenham papel fundamental na proteção contra o câncer.

- As raízes como inhame, cará, batata doce, cenoura beterraba, mandioca e outras são excelentes fontes de carboidratos de boa qualidade que não podem faltar no nosso dia a dia.

- Consumir cerca de 4 a 6 porções de frutas por dia, ricas em vitaminas e minerais antioxidantes.

- Introduzir grãos integrais na alimentação diária.

- Incluir frutas, hortaliças e alimentos integrais, que são ricos em fibras, e por isso fundamentais para o bom funcionamento intestinal e melhora da microbiota, importante para a saúde como um todo.

- Incluir temperos de ervas naturais, como alho, gengibre, cúrcuma, cebola, pois neles encontramos fitoquímicos capazes de proteger nosso organismo. É essencial evitar o consumo de temperos industrializados.

- O chá verde contém catequinas, com grande ação antioxidante e anti-inflamatória, importante papel na prevenção do câncer. Pode ser consumido sob a forma de infusão, mas isto deve ser dentro de uma prescrição nutricional individualizada.

- Azeite de oliva extravirgem com acidez abaixo de 0,5%, com potente ação antioxidante e antinflamatória deve ser incluído nas refeições diárias, preferencialmente sem aquecer.

- Ingerir peixes como salmão e sardinha, ricos em ômega 3, relacionado com redução de câncer de mama.

- Ingerir também frango e ovo, assados em baixa temperatura e evitar o consumo excessivo de carnes vermelhas e muito gordurosas.

- Incluir 2 a 4 castanhas ou nozes na alimentação, elas contêm gorduras de boa qualidade e minerais, que são fundamentais para a prevenção do câncer.

 

Hábitos de vida

- Praticar atividade física regularmente.

- Manter-se dentro de uma faixa de peso adequada.

- Evitar o uso de tabaco, drogas ilícitas e o consumo excessivo de bebida alcoólica.

- Alimentação adequada.

 

Evitar

- Evitar o consumo de alimentos refinados como farinha, açúcar e óleo refinados (soja, milho, canola).

- Evitar consumir doces à base de leite gordo, biscoitos recheados e salgadinhos.

- Evitar alimentos com aditivos químicos, corantes, conservantes e adoçantes.

- Uso aleatório de chás/ervas, bem como, dicas não confiáveis e com promessas mágicas.

- Evitar tratamentos sem embasamento médico científicos.

 

Retire o que é ruim e inclua o que é necessário.

Faça escolhas saudáveis tanto dos alimentos quanto na vida. Trace suas metas e objetivos, procure equilibrar seu lado profissional com o lado pessoal, seja otimista, procure alternativas para reduzir o estresse, durma bem, não guarde mágoas, curta a vida, se alegre com você, com amigos e com a família. Sorria para o lado bom da vida.

Associação Migos da Vida e Secretaria Municipal da Saúde são parceiras na realização das campanhas de prevenção ao câncer

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir