Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

12 de janeiro de 2018

Comandante da Brigada Militar garante policiamento e atendimento em Não-Me-Toque e Victor Graeff 

Felipe Keller | reporter@afolhadosul.com.br

Capitão Juliano Moura

Ontem à tarde o prefeito em exercício, Pedro Paulo Falcão da Rosa, recebeu o capitão Juliano Moura, Comandante de Policiamento do 38º Batalhão da Brigada Militar, com sede em Carazinho, para tratar de questões de segurança em Não-Me-Toque.

A informação veiculada em um portal de notícias da cidade anunciava não haver “policiamento algum no município” em três dias da semana nos turnos da meia-noite às 6h. A notícia alarmou a população e causou preocupação às autoridades municipais.

Estiveram reunidos os representantes do Poder Executivo e do Poder Legislativo dos municípios de Não-Me-Toque e Victor Graeff. De acordo com o comandante Capitão Moura, na coletiva de imprensa, a questão está relacionada à gestão.

Segundo o comandante, a BM está implementando em NMT e VG uma “gestão que possibilitará policiamento ostensivo mais eficaz”.

Para isso acontecer, seria preciso uma contemplação financeira além da carga máxima de trabalho mensal cumprido pelo policial militar. Com autorização do Comando Regional, o Capitão Moura garantiu manter a integralidade do policiamento 24 horas nos dois municípios.

- Não havendo a complementação financeira, parte dos turnos de plantão iria fechar. Algumas mudanças de rotina estão sendo feitas, o policial em vez de ficar aquartelado vai estar na rua e isso gera demanda (financeira) – explicou.

O planejamento do Comando visa intensificar o policiamento nas ruas integrando o Programa Avante da BM com gestão de resultados; meta de abordagem, fiscalização e prisões, melhorando a prestação de serviço.

Atendimento no 190 e segurança em eventos   

O número 190 continuará em funcionamento, mesmo com a guarnição concentrada na rua. A BM em NMT, segundo o comandante, tem dispositivo no contato de emergência que direciona a ligação para o celular de quem está na viatura. Isso poderá ocorrer nos casos de não haver atendimento imediato no quartel.

Com relação a eventos em locais públicos, está prevista a presença da BM. Nos eventos fechados - musical ou esportivo - será analisada a legislação, estrutura e organização do acontecimento.

Segundo o comandante, a BM segue requisitos com “uma política legalista”.

Pedro Paulo tem audiência com secretário estadual de Segurança

Na próxima terça-feira, dia 16 de janeiro, o vice-prefeito Pedro Paulo estará em Porto Alegre. Na agenda tem reunião com o secretário de Segurança do Estado, Cezar Schirmer, com a pauta relacionada a projetos diretamente ligados à segurança pública do município.

Um dos objetivos da Administração Municipal é a vinda de cinco soldados aposentados da BM que retornariam para trabalhar no acompanhamento das imagens captadas pelas câmeras de videomonitoramento.

O vice-prefeito disse que pediu a reunião com o Comando da BM devido à informação de “fechamento” dos serviços da polícia militar e salienta que o município vem continuamente colaborando com a segurança, assim como a comunidade.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir