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Ricardo como o Ford Maverick (1976); e os Chevrolet Opala (1973) e o Impala americano (1964)

31 de janeiro de 2018

O engenheiro colecionador apaixonado pelos carros antigos

O engenheiro mecânico Ricardo de Freitas, que voltou a residir em Não-Me-Toque, trouxe no retorno à sua cidade natal depois da aposentadoria, a paixão pelos carros antigos.  O engenheiro que trabalhou na Eletrobrás estava em Candiota, na região da Campanha, trabalhando numa usina termelétrica.

Para guardar a coleção construiu um galpão de alvenaria sem janelas para manter os veículos seguros.

Dos 17 veículos, 14 estão guardados neste local. Dois são do seu filho que mora na Nova Zelândia, e outros dois são sucatas dos quais utiliza peças para manutenção dos demais.

Um dos carros mais chamativos é sua Mercedes 250, seis cilindros, automático, de 1971. Alfa Romeu são três, anos 1975, 1976, 1985, e o seu preferido é o modele de 1976.

Também chama atenção o Volkswagen 1.600, Fusca de quatro portas ano 1969.

Kombi ano 1975 foi o último modelo com pára-brisa dividido

A Kombi fabricação ano 1975 foi o último modelo com pára-brisa dividido. Restaurada, pode superar o valor de R$ 50.000,00. Um carro antigo restaurado e bem cuidado ganha ótimo valor de mercado.

- Todos os carros estão funcionando. Às vezes dirijo alguns deles – comentou.

O local em que guarda os carros serve de garagem e não é ponto de visitação. Já está projetando a construção de mais um galpão para guardar os próximos veículos da coleção, que deverá continuar crescendo.

- Tenho desejo de comprar uma camionete F100 (Ford) de fabricação de 1969 a 1971. Outros modelos que tenho interesse é um Ford Landau e Dodge Dart – citou.

Pensa em vender três - Alfa Romeu, Fusca de quatro portas e Dodge 1.800 -, restaurá-los, e fazer bons negócios futuramente. Para isso, relato que se faz necessário um bom trabalho de restauração, que é longo, e com elevado orçamento.

Ricardo como o Ford Maverick (1976); e os Chevrolet Opala (1973) e o Impala americano (1964)

Carros antigos aliado de bons negócios

O hobby de colecionador pode ser lucrativo. O primeiro carro que Ricardo comprou foi um Alfa Romeu, outro sonho no tempo de estudante era um Passat Ts. Ricardo planeja no próximo galpão abrir uma oficina para restaurar seus carros e de terceiros. Pensa que existem poucos locais que oferecem o serviço de especializado.

 

Uma garagem histórica

Ricardo tem uma garagem invejável nos fundos de sua casa. Lá estão estacionados dois Alfa Romeu, sendo um o seu preferido, além de um Ford Maverick (1976); e os Chevrolet Opala (1973) e o importado Impala americano (1964), que está passando pelo processo de restauração. 

 Mini Cooper 

Lembra do carro da série de humor do personagem Mr. Bean? Um modelo da relíquia inglesa de quatro rodas dos anos 60 fazem parte da coleção. Apenas 10 mil unidades chegaram à América de Sul. O investimento da restauração pode chegar até R$ 25.000,00. Para recuperá-lo, acessórios e peças deverão ser importados da Inglaterra. O valor de mercado na venda pode passar dos R$ 80.000,00.

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