Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

27 de fevereiro de 2018

Curso sobre Urbanismo da Plataforma Harvardx

Arq.Futuro Traz ao Público Brasileiro Curso sobre Urbanismo da Plataforma Harvardx

"CitiesX, o Passado , o Presente e o Futuro da Vida Urbana" é ministrado por Edward Glaeser em versões legendadas no canal do Arq.Futuro no YouTube

São Paulo, 2018 - Pela primeira vez na história humana, mais de 50% da população mundial vive em áreas urbanas. As cidades permitem o intercâmbio de ideias e geram inovações notáveis. Elas têm um enorme potencial de tornar seus habitantes mais produtivos, prósperos e realizados. Mas, para que esse potencial se concretize, é essencial identificar as vocações de cada cidade e investir de forma precisa para permitir o seu crescimento.

O Arq.Futuro, plataforma de discussão sobre as cidades, trará ao público brasileiro, em versões legendadas para o português, o curso "CitiesX, o Passado, o Presente e o Futuro da Vida Urbana", organizado e ministrado por Edward Glaeser, professor da Universidade Harvard e um dos maiores especialistas em economia urbana da atualidade. O curso será apresentado a partir do dia 26/2 no canal do Arq.Futuro no YouTube.

O curso é parte da plataforma de ensino online HarvardX, e compõe um panorama abrangente sobre a origem e o desenvolvimento das cidades. Glaeser explora os temas essenciais do pensamento sobre cidades fazendo, alternadamente, recortes geográficos, históricos e temáticos: em uma aula, usa o exemplo de Seattle para explicar a formação de polos de tecnologia e capital humano; em outra, trata da importância do poder político para a consolidação de Roma como capital imperial na antiguidade. Nas aulas dedicadas ao Brasil, gravadas em São Paulo e Rio de Janeiro em 2017, explora os temas mais eminentes das cidades brasileiras: a importância da atividade econômica, os problemas sociais e as boas iniciativas para tornar essas cidades melhores para todos.

Outros assuntos explorados no decorrer das aulas de CitiesX são planejamento urbano, saúde pública, transporte, zoneamento, custo de vida, inclusão social, crime e congestionamento. O curso é composto por aulas ministradas por Glaeser, filmagens e entrevistas em várias cidades do mundo, e conversas com acadêmicos, gestores públicos, líderes urbanos e residentes das cidades.

O curso tem currículo multidisciplinar e sua abordagem é enriquecida pelo diálogo constante com profissionais renomados de outros campos do saber, incluindo Sociologia, Planejamento Urbano, Jornalismo, Antropologia, História, Arte, Arquitetura e Música. Os alunos têm acesso a uma compreensão das questões urbanas por diversas perspectivas. A duração de CitiesX é de 12 semanas, com 5 a 7h horas de conteúdo semanal.

Sobre o Arq.Futuro

O Arq.Futuro - plataforma de discussão sobre as cidades - traz ao público brasileiro as mais importantes personalidades, inovações e projetos de arquitetura e urbanismo da atualidade, com o objetivo de contribuir para a melhoria do ambiente construído e da qualidade de vida nas cidades do Brasil. O conteúdo é produzido em diversos meios: palestras, debates, vídeos, artigos e livros. A equipe também atua diretamente em consultorias para empresas, associações de bairro e organizações sem fins lucrativos em projetos de regeneração territorial e urbana. Ao mesmo tempo em que promove a preservação do patrimônio arquitetônico brasileiro, o Arq.Futuro propõe um diálogo sobre o desenho e a gestão das cidades. Essa discussão é particularmente importante porque grande parte da população brasileira não dispõe de meios para participar efetivamente das decisões de planejamento urbano. Ao envolver o público na discussão sobre arquitetura de qualidade e a necessidade de melhores investimentos em infraestrutura e serviços, o Arq.Futuro cultiva uma base local de conhecimentos sobre inovação em arquitetura e urbanismo no país e na América Latina. Vários dos arquitetos, economistas e empresários mais influentes do país e do mundo têm se reunido com formadores de opinião e atores políticos nos eventos do Arq.Futuro. Alguns dos temas debatidos são: habitação, transporte e infraestrutura; educação em arquitetura e urbanismo; engajamento do público no desenvolvimento urbano; impacto de novas tecnologias nas formas de viver nas cidades; caminhos para promover a construção do novo e a preservação do patrimônio cultural; e a diferença entre tendências passageiras e valores permanentes em arquitetura.

Fonte: Cobogó Relações Públicas

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir