Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

Evento reuniu mais de 120 pessoas que vieram dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná

6 de março de 2018

Invernadinha sedia 1º Encontro da Família Berwig no Brasil

Um dia especial para os familiares descentendes de Philipp Berwig e Johanna Appel, imigrantes de origem alemã, agricultores, de religião Evangélica Luterana, que fixaram residência em Estrela (RS). Eles chegaram ao Brasil na segunda metade do século 19, fugindo da pobreza vivida na Europa.

Vieram para o Brasil em busca de trabalho e pelas terras produtivas, imigração incentivada pelo Governo Imperial depois da abolição da escravatura.

O encontro familiar ocorreu na localidade de Invernadinha, no Pavilhão Comunitário, no dia 18 de fevereiro, reunido mais de 120 pessoas que vieram dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

O evento foi organizado pela família Berwig de Não-Me-Toque, que trabalha na estrutura da árvore genealógica.

A árvore conta histórico da família e também está no site Mwheritage, que cria a árvore genealógica de forma online.

Ivane Berwig, que dedica parte de seu tempo na montagem genealógica da família, faz um registro especial de agradecimento ao pesquisador Breno Schneider (in memoriam), cuja contribuição foi fundamental para o início da sua pesquisa.

Segundo Ivane, já estão cadastrados 2 mil nomes na árvore genealógica. Os Berwigs estão presentes em todo Brasil, na Argentina, Estados Unidos e no país de origem.

Uma das curiosidades está na mudança do sobrenome quando ocorreu erro no registro dos nomes no cartório.

- O sobrenome original da família é com W, porém muitas pessoas registradas com V não deixam de ser Berwig – comentou Ivane.

O objetivo da pesquisa é escrever um livro contando a trajetória das famílias que compõe os Berwig. O segundo encontro acontecerá também em Não-Me-Toque, no ano 2020.

 

Evento reuniu mais de 120 pessoas que vieram dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná (foto: Foto Choks)

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir