Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

6 de março de 2018

Roos apresenta sementes de soja com potencial para 3 dígitos

Em manhã tecnológica voltada para a soja, a empresa Roos recebeu mais de 500 produtores e apresentou 19 cultivares de soja além de demonstrações de aplicação de tecnologias em agroquímicos, tratamento de sementes, plantabilidade e comparativo do vigor de sementes. O encontro aconteceu no dia 1º de março.

Diretor presidente da empresa, Orlando Roos, confere nas parcelas o desempenho da cultivar que vai entrar em comercialização em 2018: precoce, alto potencial produtivo e grãos com peso 210

Equipes da Empresa Roos e dos parceiros do evento – Basf, Du Pont, Agroceres, Roundup, Yara, Dinastia e Adama – receberam os produtores em grupos para apresentar o resultado de manejos e uso de tecnologias voltadas à produtividade e à sanidade das plantas e sementes. Em cada parcela os produtores puderam observar o resultado do emprego das tecnologias disponíveis que possibilitam alcançar rendimentos acima de 100 sacas por hectares.

Além da soja, também foi apresentada uma parcela de milho com duas áreas comparativas considerando o uso de alta tecnologia e baixa tecnologia.

O gestor de Sementes, Arlei Krüger, ressaltou que o evento visa trazer informações atualizadas para o produtor, concentrando no evento os principais elementos que devem considerar na formação das lavouras, no acompanhamento do desenvolvimento das plantas até a colheita.

Percevejo: a praga da hora

Pesquisador Bellettini trouxe informações atualizadas sobre controle do percevejo

Professor Silvestre Bellettini, do curso de Agronomia da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), especialista na praga que mais preocupa os agricultores na atualidade, o percevejo, foi palestrante da Manhã Tecnológica.
Bellettini integra um grupo de pesquisadores de inseticidas no Brasil do qual fazem parte seis universidades, dois centros de pesquisas e empresas de consultoria.

O pesquisador mostrou infográficos sobre o comportamento alimentar do percevejo, as espécies e a melhor forma de combatê-los. Defendeu o uso abundante de água na aplicação dos inseticidas explicando que só assim poderá chegar na parte inferior da planta, onde se concentram os percevejos. Condenou aplicação no horário entre 10 da manhã até o final da tarde, considerando um desperdício de produto e dinheiro quem faz neste horário. Também explicou que o uso de sal junto com o inseticida contribui para aumentar a eficácia do veneno porque o percevejo gosta de sal.  O sal causa um efeito arrestante, isto é, aumenta o tempo de permanência do inseto sobre o alimento. Também enfatizou a importância do uso do pano de batida para o controle das pragas na hora certa.

– O produtor não acredita no que é simples e barato, mas é preciso mudar de hábitos se quer alcançar a produtividade que as sementes disponíveis oferecem – enfatizou.

Segregação do trigo

Neste ano a Empresa Roos entra no terceiro ano de segregação do trigo. Os produtores que atenderam as exigências no ano passado tiveram todo o produto comercializado. Em 2018, vai ser garantido o preço. A segregação vem ao encontro das exigências da indústria e encontram mercado com mais facilidade.

Roos mostrou diferença que faz o vigor da sementes já na fase em que a planta emerge do solo

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir