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Notícias

26 de abril de 2018

Secretaria da Educação prepara projeto de leitura e encontro com escritora

Luciane Lhullier, escritora, Mestre em Teoria Literária

Duas obras de Luciana Lhullier chegaram em forma de presente para a secretária municipal da Educação, Eli Xavier Donatti. Apreciadora da literatura infanto-juvenil, Eli percebeu nas obras uma rica possibilidade de trabalhar a imaginação, a filosofia, geografia, história, língua portuguesa e língua inglesa de forma interdisciplinar com os alunos da Rede Municipal de Ensino.

A escritora foi convidada a participar do projeto e esteve em Não-Me-Toque na terça-feira (17), para apresentar a proposta do livro “No Coração da Floresta”, obra escolhida para o projeto literário a ser desenvolvido com o alunos de 8º e 9º anos. Participaram os professores das disciplinas que serão envolvidas e a equipe pedagógica da Secretaria da Educação.

“No Coração da Floresta” traz uma coleção de poemas, ensaios e imagens que remetem a histórias conhecidas da cultura ocidental. Dos Contos de Fada à Mitologia Grega, de Shakespeare a Edgar Allan Poe, a autora faz uso de diferentes pontos de vista e dá voz e rosto a personagens por vezes antes caladas e na sombra, para que reclamem seu lugar no universo ficcional que habita a nossa memória.

Mestre em Teoria Literária pela PUCRS, Luciana foi professora, tradutora, intérprete, mediadora cultural e já produziu um documentário, Amor Animal. Já organizou e publicou livros, artigos e capítulos sobre Ensino de Língua Estrangeira.

Para Luciana, contos de fadas são uma espécie de retrato da humanidade e é por isso que os escolheu para habitar sua obra.

- O material dos contos é o material de que é feita a humanidade: amor, ódio, compaixão, perdão, inveja, ciúme, rejeição, acolhida etc. Se deixarmos de falar sobre essas coisas, não restará muito de nós para chamar de humano - justifica.

Falando aos professores, Luciane disse que os contos tratam, de forma simbólica, do relacionamento do indivíduo consigo mesmo e do indivíduo com os outros, com a sociedade.

- Não acredito que as atitudes das princesas nas histórias influenciem diretamente o modo de ser das meninas, mas devemos pensar sobre por que razão personagens femininas que correspondem ao estereótipo da princesa indefesa, que só encontra felicidade no casamento, são ainda tão populares nos nossos dias - questiona.

Questionamentos, respostas e novas visões sobre os contos de fadas serão trabalhados pelos professores com os alunos que terão acesso aos livros adquiridos pela Secretaria da Educação. No mês de junho a autora retorna para um encontro com os estudantes e para debater com eles suas impressões sobre o que encontraram nas páginas de “No Coração da Floresta”.

Professores tiveram a oportunidade de conhecer a autora e o propósito de sua obra

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