Terça-feira, 23 de Outubro de 2018
Telefone: (54) 3332-1699
Curta nossa página no Facebook:
22°
17°
18°C
Não-Me-Toque/RS
Nublado
Destaques

Dia de doação de sangue mobilizou mais de uma centena de voluntários

28.05.2018 11h17  /  Postado por: upside

A ação promovida pela Secretaria Municipal da Saúde de Não-Me-Toque em parceria com os Amigos de Sangue resultou na coleta de 102 bolsas de sangue

Não-me-toquenses são solidários e atendem chamamento para campanha

A doação de sangue é um ato de amor e solidariedade que todo cidadão pode ter, se você for um doador, você pode salvar a vida de até quatro pessoas com uma doação, já que o sangue doado pode ser fracionado em quatro variados tipos de componentes sanguíneos. Após a coleta, o sangue passa por diversos testes e as unidades que apresentam reatividade sorológica, ou seja, possuem resultado positivo para doenças transmissíveis são descartadas.

O sábado (26) foi dia de solidariedade em Não-Me-Toque, com mais uma campanha de doação de sangue. A unidade móvel do Hemopasso veio até a cidade e permaneceu durante o dia no pátio da Igreja Cristo Rei realizando a coleta de sangue com o apoio do Grupo Amigos de Sangue, de funcionários do Hospital Notre Dame, do Rotary e do Rotaract e de Servidores da Secretaria da Saúde.

Atenderam o chamamento mais de cem pessoas e algumas não puderam doar neste dia, por não terem passado na triagem que avalia desde horas de sono, idade, até uso de medicação.

– Ao todo, foram coletadas 102 bolsas de sangue. Apesar de parecer um número pequeno comparado a proporção do Município, precisamos levar em conta que são pessoas que doaram, que conheceram o processo, que podem ser tornar doadoras, que sem a campanha não teriam vindo e que numa próxima campanha poderão ser acionadas ou até mesmo por conta própria realizarem doações periódicas – avaliou o secretário de Saúde Marco Costa.

Ao final, os representantes do grupo Amigos de Sangue e da Secretaria Municipal da Saúde agradeceram todos que se apresentaram como voluntários para realizar a doação. A cada campanha, mais pessoas são sensibilizadas e aumenta o número de voluntários.

Os Amigos de Sangue são os grandes mobilizadores e com apoio da Secretaria da Saúde levam grupos de doadores quinzenalmente a Passo Fundo, no Hemopasso. O grupo é um dos mais atuantes nesta ação voluntária no Estado e já foi reconhecido pelo governador José Ivo Sartori em solenidade no palácio Piratini.

Fonte: Jaques Petry | Assecom Prefeitura de Não-Me-Toque

Fotos: Christina Gnoatto Zart | A Folha

Amigos de Sangue e Secretaria Municipal da Saúde organizaram a vinda da unidade móvel do Hemopasso

Doadores voluntários compareceram ao Salão Cristo Rei durante a manhã e à tarde de sábado

Doadores voluntários compareceram ao Salão Cristo Rei durante a manhã e à tarde de sábado

Doadores voluntários compareceram ao Salão Cristo Rei durante a manhã e à tarde de sábado

Doadores voluntários compareceram ao Salão Cristo Rei durante a manhã e à tarde de sábado

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.