Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

Casais integram a EPB como voluntários e contribuem com os pais na tarefa de educar

1 de outubro de 2018

Escola de Pais do Brasil conclui encontros na Escola Geny  

Por: Elizandra Rempel dos Santos

Neste ano, a Escola de Pais do Brasil (EPB) estabeleceu parceria com a Escola Geny e desenvolveu os Círculos de Debates propostos pela EPB cuja missão é ajudar pais, futuros pais e agentes educadores a formar verdadeiros cidadãos. Tendo conhecimento de que o trabalho da EPB tem caráter preventivo e permite auxiliar pais e / ou agentes educadores na formação de seus filhos e / ou menores a seus cuidados, que a Escola procurou a realização deste trabalho pensando na formação para os professores e para as famílias.

Casais integram a EPB como voluntários e contribuem com os pais na tarefa de educar

Sua programação foi estruturada em sete encontros, com duração de uma hora e meia e foram abordados durante estes encontros temas como sexualidade na adolescência, comunicação e relacionamento familiar, imposição de limites à criança e ao adolescente, mídia no contexto sócio familiar, prevenção ao uso de drogas, entre outros.

O último Círculo de Debate abordou o tema Cidadania e a Cultura da Paz enfatizando que o ser humano se transforma através da educação que recebe, e da importância de construir uma cultura de paz, sendo que a família é a base para tudo.

Rosa Kisrt tem dois filhos que são alunos da Escola Geny, um de 15 anos e uma de 9 anos, veja seu depoimento:

- Quando recebi o convite para a Escola de Pais que iniciaria na Escola Geny, já me interessei logo em participar pois, toda ajuda e aprendizado são muito bem-vindos para eu poder entender melhor os meus filhos e a mim mesma e como mãe descobrir meus erros e acertos. A partir do primeiro até o último encontro houve uma troca de experiências, angústias entre nós pais e palestrantes, a cada novo encontro, vi que as minhas dificuldades são as mesmas de outros pais. Uma frase mencionada durante os encontros não me sai da memória – educar não é tarefa para preguiçoso.  São dias de lutas para alcançarmos a glória que, para nós pais, é poder olhar para nossos filhos e ver que cumprimos nossa tarefa de educar, amar e formar bons cidadãos, bons seres humanos. Obrigada pessoal, para mim foi muito importante e gratificante o trabalho e a dedicação de todos os integrantes da Escola de Pais para conosco. Parabéns!

A professora Laís Elena Kreling relatou sobre a sua participação nos círculos promovidos na escola:

- Como educadora que sou, reconheço o expressivo valor em ter participado, conjuntamente, com demais colegas professores da EPB para as famílias. Foram momentos de grande valia, uma vez que sabemos que os tempos mudaram, mas a família continua sendo o núcleo fundamental para a vida em sociedade. A família, como temos conhecimento, também mudou na sua organização, na sua estrutura e, essa mudança visível nos faz pensar o que realmente seria avanço ou consequência dessa sociedade moderna. Vemos que a sociedade não estava preparada para essas transformações repentinas em que valores foram invertidos e as noções básicas de convivência social, como limites entre outros, ficaram sem norte. A tudo isso soma-se ao aumento da violência e contribuição para a desestruturação familiar. Os temas abordados nos despertaram e nos remeteram à reflexão da importância dos valores a serem desenvolvidos na família. Gratidão aos palestrantes e a todos os componentes da EPB pelo entusiasmo e comprometimento em compartilhar com professores e com a comunidade escolar temáticas relevantes que, com certeza, contribuirão para formarmos melhores cidadãos para nossa sociedade.

Nova composição da diretoria da EPB Não-Me-Toque: Larissa Bender e Maiquel Willich de Quadros (casal presidente); Elizandra e Claudiomiro dos Santos (casal vice-presidente); Jociéli Nienov e Fábio Sanders (casal diretor de doutrina); Daniela Maria Rother Nienow e Sérgio Adilson Nienow (casal secretário); e Karin Letícia Dias e Alexandre Lopes Dias (casal financeiro).

Apesar das dificuldades relatadas e percebidas na educação dos filhos, a participação dos pais no círculo de palestras oferecidos pela Escola de Pais do Brasil ainda é pequena

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir