Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

8 de outubro de 2018

Escola Amália Kerber ganha novo prédio

Administração entrega novas instalações da Escola Municipal de Ensino Fundamental Amália Kerber para a comunidade escolar de São José do Centro. Ao todo serão 135 alunos beneficiados com a nova estrutura que recebeu mais de R$ 1,2 milhão de investimentos.

Projeto quebra padrão e estabelece área verde estimulando a convergência

Na terça-feira (2) a Administração Municipal, através da Secretaria de Educação, inaugurou na localidade de São José do Centro as novas instalações da Escola Municipal de Ensino Fundamental Amália Kerber.

O ato inaugural festivo foi marcado pela euforia dos gestores públicos, comunidade escolar e convidados. O clima de alegria também foi de saudosismo, pois ali se encontraram ex-alunos e seus professores.

A construção iniciada no dia 19 de fevereiro de 2015, tem 854m² seguiu o projeto padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com seis salas de aula, refeitório, sala administração, sala de informática e área de recreação. A construção é moderna e traz muitos detalhes de conforto e qualidade, como telhas de cerâmica, área de convergência entre os três prédios que serve para recreação, descanso e atividades cívicas. Para atender a demanda elétrica da escola foi construída uma subestação de energia. Ao todo o investimento foi de R$ 1.279.801,59

A Secretária de Educação Eli Donatti agradeceu a todos que se envolveram nesta jornada.

- Hoje é um dia de alegria, de comemoração! Quando assumimos a pasta da Secretaria Municipal de Educação sabíamos desta obra e do quanto ela era aguardada por toda comunidade escolar. Foi um trabalho de muitas mãos onde inúmeras pessoas não mediram esforço para que este educandário fosse concretizado para entregar aos alunos um ambiente perfeito para o seu desenvolvimento educacional. Parabéns a todos e que destas salas de aula saiam cidadãos com um futuros brilhante - disse Eli Donatti.

Neiva Scholze Neuls, neta de Amália Kerber emocionada falou sobre o orgulho em fazer parte da história da escola.

- Eu tenho orgulho de ter nascido e vivido aqui. Fui aluna, professora por um curto período, mãe de alunos e, sem dúvida, foi aqui que eu vivi os melhores momentos da minha vida. Peço que Deus continue abençoando professores e alunos para que todos que aqui estudam possam ser felizes, sábios, com caráter para seguir em frente colaborando para um Brasil melhor. Essa obra tão maravilhosa seria insignificante se não tivessem aqui professores para cumprir essa nobre tarefa de educar. A criança não é um vaso a ser enchido, mas sim uma alma a ser preenchida – manifestou no ato de inauguração.

A família participa ativamente das atividades da Escola Amália Kerber e foi decisiva na organização da inauguração

Em clima festivo, a inauguração contou com apresentações artísticas por parte dos alunos, e um momento religioso com o frei Laerte e pastor Fábio abençoando as novas instalações da escola.

O prefeito Pedro Paulo Falcão da Rosa falou da alegria em estar inaugurando mais uma obra da Administração Municipal, especialmente esta porque é uma escola, berço da formação de cidadãos. Reconheceu a Administração da prefeita Teodora Lütkemeyer, que teve Griselda Blau como Secretária da Educação, quando a obra foi contemplada com os recursos e iniciada. Também reconheceu o trabalho do prefeito Armando Roos para que o projeto andasse dentro dos prazos e não faltassem recursos.

- Registro aqui o quanto a Educação é prioridade no nosso governo, pois é através dela que garantimos a formação pessoal, social, econômica e cultural dos nossos alunos, assim como valores e princípios para uma participação ativa na sociedade – afirmou o prefeito.

Pedro Paulo também parabenizou a equipe da Secretaria da Educação, ao CPM da Escola e também à comunidade pelo empenho e contribuição para a conclusão, embelezamento e funcionamento da escola Amália Kerber.

Retrato de Amélia Kerber foi apresentado pelo prefeito Pedro Paulo, pela presidente da Câmara de Vereadores Marina Crestani, neta da homenageada Neiva Scholze Neuls, diretora Cristina Fritzen e secretária da educação Eli Donatti

Presenças: prefeito Municipal Pedro Paulo Falcão da Rosa, presidente da Câmara de Vereadores Marina Trennephol Crestani, secretária municipal da Educação Eli Xavier Donatti, presidente do Conselho Municipal de Educação Darci Bueno da Silva, presidente do Conselho Escolar Margarida da Silva, diretora da EMEF Amália Kerber Cristina Maria Fritzen, presidente do CPM da Amália Kerber Andréia Graff, ex-prefeitos Armando Roos, Johannes van Riel e Beno Lütkemeyer representando Teodora Souilljee Lütkemeye, presidente do Fundeb Clenice Berres Berghahn, presidente do CAE Elisandra Vanessa de Almeida dos Santos, familiares da Amália Kerber, professores, alunos, vereadores, secretários municipais e servidores municipais.

Quem foi Amália Lenngler Kerber

Amália Lengler Kerber, nasceu em Convento Vermelho/Roca Sales, Rio Grande do Sul, em 9 de janeiro de 1894 e faleceu em 15 de julho de 1958, em São José do Centro. Casou-se em 1913, aos 19 anos de idade, com Emílio Kerber, e desse casamento tiveram cinco filhos: Helma Kerber Neuls, Wilma Kerber Scholze, Hugo Kerber, Lauro Kerber, Ilmo Kerber, e também uma filha adotiva Elfrida.

Em 1921 a família Kerber instalou-se em São José do Centro (na época, a localidade pertencia a Passo Fundo), adquirindo uma área de terra onde estabeleceram uma casa de comércio.

Emílio Kerber e sua família tiveram uma influência direta no desenvolvimento de São José do Centro. Kerber trouxe para a comunidade o primeiro funileiro, médico e dentista. Construiu residências para esses profissionais com recursos próprios, abriu ruas para melhorar o acesso à vila, foi responsável pela construção e custos da rede de energia elétrica. O patrono da família Kerber faleceu em 22 de janeiro de 1951. Em 1978 a Avenida de São José do Centro foi inaugurada com seu nome, uma maneira de homenagear quem tanto fez pela comunidade.

Amália Lengler Kerber, sempre preocupada com a educação, alfabetizou seus filhos em casa antes de mandá-los para a escola. Além disso, auxiliava outras crianças da vila, que apresentavam dificuldades de alfabetização.

A localidade teve seu primeiro estabelecimento de ensino em 1920. No dia 2 de julho de 1956, foi criado o Grupo Escolar, que pertencia ao Estado. Em 22 de dezembro de 1958 a Escola passou a denominar-se Grupo Escolar José Freire, nome usado até 28 de outubro de 1982, quando, por sugestão da diretora da época e do CPM, decidiram prestar uma homenagem à Amália Lengler Kerber. Hoje alguns pertences de Amália estão na Casa da Cultura, como seu vestido de noiva, sapatos e vestidos de festa, junto a uma foto do casamento do casal.

Fonte: Jaques Petri | Assessoria de Comunicação Prefeitura

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir