Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

15 de outubro de 2018

Secretaria de Saúde realiza exames preventivos aos sábados do Outubro Rosa

O primeiro fim de semana da campanha do Outubro Rosa foi marcado com a realização de exames preventivos na unidade de Saúde Central. Durante toda manhã profissionais da Secretaria realizaram exames preventivos e tiraram duvidas das mulheres.

Neste primeiro fim de semana de exames, a ação foi feita em parceria com empresas do município que convidaram suas funcionárias a participar.

O secretário Marco Costa enfatiza que, além da mamografia, existem outros exames que não podem faltar no check-up das mulheres.

- O autoconhecimento é a primeira precaução. Prestar atenção nos sinais que o corpo emite com o aparecimento de secreções, dores, nódulos ou qualquer outra alteração. A mulher deve procurar seu ginecologista, tirar dúvidas e claro, realizar exames periódicos para a prevenção da sua saúde e bem-estar.

Nos próximos sábados, dia 20 e 27 de Outubro a Secretaria estará realizando novamente os exames preventivos na Unidade de Saúde Central durante toda manhã. O acesso aos exames são gratuitos e abertos ao público.

O secretário lembra ainda que todas as unidades de saúde estão à disposição das mulheres para tirar suas dúvidas.

Fonte: Jaques Petry | Assessoria de Comunicação Prefeitura

Os direitos das mulheres diagnosticadas com câncer

O câncer de mama é a doença de maior incidência na população feminina no mundo e no Brasil. Segundo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), em 2018, a estimativa é de que 59,7 mil novos casos sejam detectados. E a doença causou afastamento de mais de 21 mil mulheres do trabalho no ano passado. Diagnosticado o câncer, iniciado o tratamento, a mulher tem direito a saque de FGTS e do PIS/Pasep, auxílio-doença, acompanhante e isenção do Imposto de Renda.

O mês de outubro acontece à campanha “Outubro Rosa”, é dedicado à prevenção e tratamento da doença. De acordo com informações do Ministério do Trabalho, toda trabalhadora celetista poderá fazer o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), assim como do benefício PIS/Pasep, este no valor de um salário mínimo e que poderá ser retirado em agências da Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil.

A trabalhadora também tem direito ao auxílio-doença e, em casos mais avançados, pode requerer a aposentadoria por invalidez.

Auxilio e acompanhante

A trabalhadora precisando de cuidados permanentes de outra pessoa, além da aposentadoria por invalidez, também tem o direito a um acréscimo de 25% no valor do benefício, conhecido por Auxílio Acompanhante. O direito está previsto na Lei nº 8.213/91. O valor adicional é pago pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) de forma vitalícia e requerer na Receita Federal a isenção total do Imposto como pessoa física. Para estes benefícios é preciso passar pela perícia médica do INSS.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir