Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

Quando você descarta junto com o lixo comum, o material pode machucar quem manuseia o lixo e também não poderá ser reaproveitado

9 de novembro de 2018

Vidro também pode ser reciclado. Faça o descarte correto para evitar acidentes

Quando você descarta junto com o lixo comum, o material pode machucar quem manuseia o lixo e também não poderá ser reaproveitado

Quem nunca quebrou um copo de vidro ou já passou pela situação de quebrar algo cortante e ficou na dúvida de como descartar? Preparamos algumas dicas pra você não colocar em risco os profissionais da limpeza urbana

Como descartar vidro quebrado certamente é uma pergunta que já passou pela cabeça de quem já quebrou vidro alguma vez na vida. O vidro é um material que leva muito tempo para se decompor na natureza, mais de 10.000 anos, e por esse motivo e que devemos descarta-los de maneira correta, para minimizar os possíveis impactos ambientais causados pelo material.

Quando a gente cata com maior cuidado todos os caquinhos de vidro do chão, e simplesmente coloca no saco de lixo, estamos na verdade colocando em risco os garis, pessoas que abrem o lixo em busca de algo e até mesmo animais, como gatos e cachorros.

Não jogue o Vidro solto no lixo!

Antes de descartar o vidro quebrado é preciso embalá-lo de maneira adequada, poucos minutos de dedicação na hora de embalar o vidro quebrado fazem a diferença no destino do lixo. Isso porque, quando embalamos os descartes corretamente, facilitamos seu transporte e segurança dos trabalhadores da coleta.

Como embalar o vidro quebrado?

É uma maneira fácil de preservar o material e a saúde de quem manuseia a lixo

A primeira opção é colocar tudo em uma garrafa pet. Você pode colocar pela tampa ou fazer um corte no plástico, jogar os vidros e depois fechar com uma fita adesiva forte. É possível fazer esse mesmo processo em uma caixa de leite/suco.

Outra opção é se você não tem uma garrafa pet ou caixa de leite/suco, coloque o objeto quebrado e os cacos em uma folha de jornal e saia enrolando mais folhas até ficar bem seguro e firme – se quiser pode colocar uma fita adesiva também para as folhas não se soltarem.

A técnica utilizada para vidros serve também para qualquer objeto cortante como facas, pregos, lâminas de barbear, e tantas outras coisas que podem cortar.

Vidro quebrado também pode ser reciclado

E se o destino for a coleta seletiva fica ainda mais importante seguir este passo a passo! Embora menos valioso que outros materiais recicláveis ainda há interesse por reciclar esse tipo de material. E sua reciclagem é a única integral, ou seja, 1 kg de vidro usado (inteiro ou quebrado) resulta em 1 kg de vidro novo depois da reciclagem.

 

Jaques Petry | Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal de Não-Me-Toque/R

TAGS: vidro, descarte, lixo

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir