Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

16 de agosto de 2012

Estudante de medicina faz seu futuro em Cuba

Ela tem apenas 23 anos e muita determinação. Seu sonho de criança era ser médica e, graças à coragem de enfrentar o novo, a conquista se aproxima. Vanessa Adams é não-me-toquense e desde 2010 está em Cuba, mais precisamente na cidade de Santa Fé, estudando medicina.
Filha de família humilde e moradora do assentamento Libertação Camponesa, conseguiu através do MST uma bolsa para cursar a faculdade no exterior. A Escola Latino-americana de Medicina é hoje sua primeira casa, pois, podendo visitar a família apenas uma vez por ano, seu lar teve de ser transferido.
- Nesta época lá é verão e temos nossas férias maiores. O recesso acontece no mês de fevereiro e dura apenas algumas semanas. O sistema é inverso ao do Brasil – explica Vanessa.
Apesar de já serem mais de 600 os brasileiros estudando medicina no país de Fidel, o processo para conquistar a bolsa não foi fácil. Depois de fazer alguns vestibulares sem sucesso, Vanessa teve que ir a São Paulo realizar uma prova de conhecimentos gerais e sobre a história cubana. Durante a entrevista eles avaliaram, ainda, o sentimento de solidariedade de cada um dos concorrentes.
- Algo que eles avaliam é o teu sentimento humanitário de querer trabalhar para ajudar o próximo e os mais necessitados – conta.
O curso de medicina em Cuba tem duração de seis anos e meio. No primeiro semestre os alunos são submetidos a um reforço do ensino médio, onde revisam conteúdos de biologia, química, matemática, física e, principalmente, o espanhol, língua falada no país. Vanessa terminou de cursar o quarto semestre e, segundo ela, suas notas têm sido muito boas.

TAGS: cuba, medicina

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir