Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

4 de outubro de 2012

48 HORAS PARA O VOTO

Depois de muitos discursos, planos, idéias e troca de gentilezas (provocações) o eleitor vai confirmar seu voto nas eleições municipais em Não-Me-Toque, dia 7 de outubro. Chega ao fim mais um pleito.
Duas coligações, dois candidatos a prefeito e duas mulheres como candidatas a vice. Além disso, são 35 candidatos a vereador que buscam, ainda, a poucas horas do ligar das urnas, manter sua cadeira na Câmara ou tentar pela primeira vez a possibilidade de assumir o mandato como legislador. Nessas últimas 48 horas, alimentam o sonho de discursar no plenário Dr. Otto Stahl, e ainda buscam votos indecisos.
Para a história do país, esta eleição está marcada como a da ficha limpa. Mas a última semana recorre como a mais importante no período eleitoral. A decisiva. Na quinta-feira (4) foi ultimo dia para divulgação da propaganda eleitoral gratuita para rádio, televisão, comícios, debates e utilização de qualquer aparelhagem sonora entre as 8 horas e meia noite. Sendo o prazo final para indicar e expedir credenciais dos fiscais e delegados partidários.
- O fiscal de cada partido ou coligação não pode fazer propaganda e intimidar eleitores - lembra Katiane Worn, chefe do cartório eleitoral. Os fiscais partidários deverão se indetificar usando crachás com o nome e a sigla do partido político ou coligação.
Durante a votação são permitidas aparição e manifestação individual e silenciosa do eleitor e do político. Não é permitindo a integração de grupos com bandeiras e manifestações coletivas. Na cabine de votação, os mesários devem reter aparelhos eletrônicos moveis como celular, iphone e maquina digital.
No dia haverá uma empresa especializada no transporte das urnas, a Transtel Transportes, que encaminhara os equipamentos em todo o Estado, do cartório aos locais de votação.
Após o fechamento da seção é retirada a mídia em formato de pendrive que mantém armazenado o resultado com códigos de segurança. A condução é feita pela equipe do cartório eleitoral e por aqueles que trabalharão no dia da eleição. Apuração dos votos será no próprio cartório eleitoral com a proteção da brigada militar.
A apuração completa de todos os votos, segundo Katiane, deverá ser finalizado no máximo em duas horas.
- Provavelmente os 100% dos votos validos estarão apurados até às 19 horas - conclui.

Como proceder antes da eleição:
- Sexta-feira, 5 de outubro, 48 horas antes da eleição: último dia para propaganda eleitoral em jornais e internet. Data em que o presidente da Mesa Receptora que não tiver recebido o material destinado à votação deverá diligenciar para o seu recebimento.
- Sábado, 6 de outubro, 24 horas antes da eleição: prazo final para entrega da segunda via do título eleitoral, propaganda eleitoral com alto-falantes entre 8 horas às 22 horas; até 22 horas, prazo final para promover caminhada, carreata e divulgação de mensagens dos candidatos. Data em que, após as 12 horas, será realizada a oficialização do Sistema de Gerenciamento dos Tribunais e Zonas Eleitorais.
- Domingo, 7 de outubro, dia da eleição: 7 horas, instalação da Seção Eleitoral, 7h30, constatado o não comparecimento do presidente da mesa, assumirá a presidência o primeiro mesário e, na sua falta ou impedimento, o segundo mesário, um dos secretários ou o suplente; 8 horas, início da votação; 17 horas, emissão dos boletins de urna e início da apuração e da totalização dos resultados.
Fonte: TER-RS / Cartório eleitoral de Não-Me-Toque

TAGS: eleições

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir