Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

7 de dezembro de 2012

Estado manda máquina para terraplenagem da fábrica de tratores

Piva e Teodora estiveram na obra de terraplenagem da fábrica de tratores da Stara conferindo o trabalho das máquinas da prefeitura e da máquina cedida pelo Governo do Estado

Chegou na noite de segunda-feira (3) a retroescavadeira hidráulica enviada pelo Governo do Estado para colaborar nas obras de terraplenagem na área onde a Stara vai erguer sua fábrica de tratores. O operador é servidor cedido pela Prefeitura e o combustível é pago pela Stara. A cedência da máquina integra o pacote de benefícios oferecido por Tarso Genro para a instalação da fábrica no Rio Grande do Sul. Ainda falta licitar o serviço de 500 horas/caminhão para oito basculantes, 700 horas de rolo compactador e 650 horas de trator-esteira.
A retroescavadeira iniciou trabalhos na manhã do dia seguinte, juntando-se às máquinas da prefeitura de Não-Me-Toque que já trabalham para a empresa desde 2010, somando 5.698 horas máquina e 24.099 quilômetros rodados dentro das áreas de terraplenagem. Uma lei municipal permite ao município prestar serviços com máquinas para empresas que se instalam e que executam projeto de ampliação.
- Não poderia ser diferente. O Governo Municipal reconhece a importância das empresas no desenvolvimento econômico e social de Não-Me-Toque e presta serviços arcando com a responsabilidade de deixar de lado outros setores, pensando no futuro do município – avaliou o prefeito Antônio Piva.
Desde o mês de outubro, a Stara está pagando a hora extra dos servidores que trabalham nas obras de terraplenagem, o combustível das máquinas e caminhões e possíveis serviços e peças de manutenção em caso de danos durante o serviço.
Em recente entrevista, o presidente da Stara, Gilson Trennepohl, reclamou da morosidade dos incentivos prometidos para a instalação da fábrica, afirmando que a empresa não estava recebendo os incentivos prometidos e que o nivelamento dos 9 hectares estava seis meses atrasado.
A vice-prefeita Teodora Lütkemeyer explica que o Governo Municipal vem se empenhando para garantir incentivos desde antes do anúncio da instalação da fábrica de tratores. O Executivo Municipal, segundo Teodora, está consciente da importância dos investimentos da Stara e do quanto isso significa pra o crescimento de Não-Me-Toque. O município conta com Política de Incentivo ao Desenvolvimento Econômico em Social regulamentada em lei.
- Desde a negociação para implantação da fábrica em Não-Me-Toque, que completou um ano no início de dezembro, o Governo Municipal empreendeu esforços para atender as demandas de compra de área e, junto com a direção da Stara, buscar incentivos do Estado – explicou a vice-prefeita.
Em 2012, até 10 de novembro, a prefeitura cedeu máquinas que trabalharam até agora 1.505 horas, além de caminhões que rodaram 7.014 km dentro da párea de terraplenagem. Em 2011 foram 1.565 horas máquinas e 7.936 km rodados de caminhões; em 2010 foram 1.235 horas máquinas e 2.934 km rodados e em 2009 foram 1.393h com 6.215 km rodados.
Também vêm recebendo incentivos em serviços de máquinas as indústria Jan, que soma 2.823 horas máquina e 22.660 km rodados de caminhões desde 2010. A Cotrijal já recebeu 368 horas/máquina e os caminhões rodaram 6.424 km desde 2009.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir