Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

7 de dezembro de 2012

RS colhe menos trigo e com baixa qualidade

A colheita da safra 2012 de trigo encaminha-se para o final no Rio Grande do Sul. Conforme o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar no dia 29 de novembro, a colheita atingia 96% do total semeado no Estado, com os 4% restantes maduros e prontos para serem colhidos. A qualidade final do trigo obtido neste ano está abaixo do esperado, trazendo sérios prejuízos aos agricultores, mesmo àqueles que tenham colhido, em termos de volume, quantidades razoáveis.
Nas regiões onde ocorreram temporais e geadas durante o ciclo da cultura, os grãos não tiveram desenvolvimento adequado, prejudicando os rendimentos esperados inicialmente. Em outras regiões onde se colheu antes e as lavouras não foram afetadas pelas intempéries, os rendimentos foram melhores, assim com a qualidade dos grãos é superior. É provável que a produtividade final seja alterada até que seja totalmente finalizada a colheita da safra 2012.

Culturas de verão
As chuvas registradas recentemente foram benéficas para a cultura do milho. A maioria das lavouras plantadas (80% do total previsto) encontra-se em fase de desenvolvimento vegetativo (60%), sendo que 20% já estão em floração. As condições climáticas inconstantes, com chuvas escassas e irregulares em alguns momentos, estão preocupando os produtores quanto ao sucesso da safra, pois o padrão de algumas lavouras é desuniforme, segundo os técnicos que acompanham a evolução dessas áreas.

Em algumas lavouras de milho atingidas pelas geadas ocorridas ainda em setembro, notam-se plantas com crescimento abaixo do esperado e formação de espiga menor. Em alguns casos, agricultores ainda cogitam a possibilidade de solicitar seguro.
As precipitações ocorridas também favoreceram o plantio da soja - que avançou oito pontos percentuais em relação ao período anterior - e melhoraram as condições de germinação e desenvolvimento inicial das plantas. Entretanto, algumas lavouras semeadas anteriormente tiveram problemas de germinação pela falta de umidade, sendo que, em alguns casos, foi constatada a morte das plântulas devido à alta temperatura do solo, o que provocou falhas no stand das lavouras. Nessas áreas, os sojicultores deverão realizar o replantio, o que sempre causa diminuição na produtividade esperada inicialmente.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

Geada em outubro e chuva de granizo prejudicaram lavouras na região de Não-Me-Toque (FOTO: RICARDO FERNANDES)

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir