Terça-feira, 21 de Setembro de 2021
Telefone: (54) 3332-1699
Whatsapp: 054 9 9715-2658
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Chuva
20°
11°
18°C
Não-Me-Toque/RS
Chuva
Ao Vivo:
Agronegócios

Recursos abundantes para a Expodireto Cotrijal

Recursos abundantes para a Expodireto Cotrijal
Mânica anunciou recursos ilimitados pelas instituições financeiras para incentivar as vendas na 14ª edição da feira
07.02.2013 16h05  /  Postado por: upside

Mânica anunciou recursos ilimitados pelas instituições financeiras para incentivar as vendas na 14ª edição da feira

A grande mobilização de autoridades, lideranças do agronegócio e do cooperativismo e da imprensa durante o lançamento oficial da Expodireto Cotrijal 2013 gera expectativa de que a feira será uma das melhores já realizadas pela Cotrijal. A solenidade foi realizada no dia 1º, no Clube Comercial de Passo Fundo.
O clima, o mercado e a oferta de crédito pelas instituições financeiras são fatores importantes para o sucesso do evento. O presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, disse que a expectativa é otimista para a 14ª edição.
– Os bons preços das commodities, as boas perspectivas para a safra e o amplo volume de crédito disponibilizado pelas instituições financeiras nos levam a projetar uma grande feira – afirmou para o público no lançamento.
Durante entrevista coletiva, Mânica anunciou como uma das mudanças deste ano a realização das rodadas de negócios internacionais. Atendendo pedido das empresas, os negociadores internacionais serão recebidos nos estandes.

O tema que merecerá destaque na Expodireto Cotrijal 2013 é o papel da logística no crescimento da produção agrícola brasileira. O presidente da feira, Nei César Mânica, afirmou que a falta de estradas em boas condições, a inexistência de uma rede ferroviária adequada e as deficiências no sistema portuário, entre outros problemas, são atualmente os grandes gargalos do agronegócio brasileiro.

– Só para exemplificar o tamanho do problema, em época de safra, o custo do frete sobe R$ 4,00 a saca e quem perde é o produtor – afirmou no lançamento da 14ª edição realizado em Passo Fundo no dia 1º.

O assunto será amplamente debatido durante audiência pública da Comissão de Agricultura do Senado, no dia 8 de março, no parque da Expodireto Cotrijal. O assunto é dos mais atuais. Segundo declaração do ministro da Fazenda Guido Mantega, durante o Fórum “Infraestrutura e Energia no Brasil – Projetos, Financiamentos e Oportunidades”, nesta terça-feira (5), o Brasil tem uma grande necessidade de investimentos em infraestrutura, que ficou parada por muitos anos. Há uma grande demanda por portos, ferrovias, rodovias e aeroportos.

Governo do Estado na Expodireto

O secretário de Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, que representou o governo do Estado, no lançamento da Expodireto Cotrijal, reconheceu que a feira alavanca o agronegócio gaúcho e por isso o Governo do estado vai se instalar no parque com todos seus secretários para atender as demandas da região.

– É uma feira estratégica, que tem a ver com o futuro do Rio Grande, que mostra a importância e ajuda a desenvolver ainda mais o agronegócio, hoje um dos principais setores da nossa economia – ressaltou.

O governo do Estado ainda esteve representado pelo secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, pelo secretário do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Affonso Motta, e pelo presidente da Emater/RS-Ascar, Lino De David. A solenidade teve também a presença dos deputados estaduais Ernani Polo e Zilá Breitenbach, além de prefeitos, vereadores, lideranças do agronegócio e do cooperativismo e patrocinadores da feira.

 

Fim das diferenças

As diferenças que prejudicam o crescimento do Estado e do País foi o tema escolhido pelo deputado federal Giovani Cherini, que representou a Câmara dos Deputados no evento.

– Apesar de termos um time, um partido e tantas outras escolhas pessoais, precisamos acabar com a grenalização na hora de discutir desenvolvimento. No governo Federal, defendo o fim das diferenças entre os ministérios – destacou.

Segundo Cherini, o Governo Federal discrimina o Ministério da Agricultura, o qual chamou de “ministério pobre” em comparação com o Ministério de Desenvolvimento Agrário, que chamou de “rico” referindo-se aos recursos destinados às pastas.

– Temos que acabar com as diferenças na agricultura, trabalhamos todos para o mesmo fim – enfatizou.

Também manifestou sucesso à Expodireto Cotrijal 2013 o deputado estadual Diógenes Basegio, representando a Assembleia Legislativa.

– A feira é um orgulho para todos os gaúchos e fundamental para o agronegócio.

O prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, agradeceu à Cotrijal por ter escolhido o município para sediar o lançamento.

– A cada ano, no mês de março, a Expodireto lota a rede hoteleira de Passo Fundo, os restaurantes e o comércio também sente esta movimentação que é resultado da grandiosidade do trabalho da Cotrijal que também atua em nosso município promovendo o crescimento do agronegócio – destacou o prefeito.

 

BOX

Expodireto Cotrijal 2013

Data: 4 a 8 de março

Local: Não-Me-Toque

Números

2012  468 expositores

Área  84 hectares

185.500 visitantes

Volume de negócios R$ 1.106.980 bilhão

A área Internacional teve um incremento de vendas em relação a 2011 acima de 500%

Secretário Mainardi, deputado Cherini, Rui Polidoro da Fecoagro, Virgilio Périus da Ocergs,secretário Motta, Nei Mânica,deputado Basegio e prefeito Luciano Azevedo

Prefeito Antônio Piva, empresário Paulo Maidana, vereadores Valdir Kirst e Gilson dos Santos, Beno Lütkemeyer, vice-prefeita Teodora Lütkemeyer e o deputado Ernani Polo

Vereadores de Não-Me-Toque prestigiaram o lançamento: Ibanez de Quadros, Betão, Antoninho Baldissera, Everaldo de Quadros, Neuri Sprandel, Pedro Paulo da Rosa e Paula van Schaik

Jerri Rietjens, diretor, e Claudiomiro dos Santos, gerente comercial, representaram a Jan que é uma das empresas patrocinadoras da 14ª edição da feira

Mânica concedeu entrevista coletiva à imprensa ao lado do secretário do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Affonso Motta

Enio Schroeder, gerente de Desenvolvimento Cooperativista fez a apresentação da Expodireto Cotrijal

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.