Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

Jovens participaram da missa de lançamento da Campanha da Fraternidade em Não-Me-Toque

15 de fevereiro de 2013

CF aborda as mazelas da juventude

Jovens participaram da missa de lançamento da Campanha da Fraternidade em Não-Me-Toque

A missa celebrada na noite de Quarta-Feira De Cinzas (13), pelo frei Leopoldo Frankowski, na Igreja Católica Cristo Rei, deu início à Campanha da Fraternidade 2013 em Não-Me-Toque. O tema para este ano abordar “Fraternidade e Juventude” com o lema “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8). A campanha vai prosseguir durante o período da quaresma despertando ações e mensagens de solidariedade com assuntos ligados à juventude.
O tema da campanha é trabalhado o ano inteiro, mais fortemente no período da quaresma. Em Não-Me-Toque haverá encontros dos grupos de família realizados nas residências de voluntários, celebração penitencial, procissão na Semana Santa e Via Sacra todas às sextas-feiras.
De acordo com a coordenadora paroquial dos catequistas, Vanda Maria Gorgem, a igreja estará próxima do tema central da campanha: o jovem.
- A igreja vai trabalhar nas aulas de catequese com a presença dos pais. Estaremos levando o tema para escolas municipais e estaduais – diz Vanda.
A Campanha da Fraternidade está na 50ª edição, aborda como tema central a juventude que tem como objetivo, ter mais um elemento além da Jornada Mundial da Juventude que chega ao Brasil neste ano.
- É momento para refletir sobre nossas atitudes diante das situações enfrentadas pelos jovens que vivem na cidade e no campo que estão à mercê de coisas ruins nas mudanças existentes da época em que vivemos – comenta Vanda.
O motivo que proporcionou o tema deste ano da Campanha da Fraternidade está ligado segundo CNBB à desigualdade juvenil. O Brasil possui 50 milhões de jovens.  Atualmente somente 15% de todo território nacional vive no meio rural. Mas a grande problemática de desigualdade está no meio urbano que tem 85% da juventude.  Há muitos jovens que residem em moradias inadequadas, inseguras ou estão abandonados perdidos nas drogas e prostituição. Isso aliado à desigualdade escolar com desestruturação nas relações familiares, jovens que trabalham sem ter qualificação, assumindo o papel de chefe do domicílio.
Um dado preocupante mostra que 70% dos presidiários no Brasil estão na faixa etária de 18 a 29 anos. Outra questão relevante é que 20% das crianças que nascem são filhos de jovens mulheres, sendo que 84% têm idade entre 16 e 17 anos. A cada quatro casamentos ocorre um divórcio.
A origem da campanha
A Campanha da Fraternidade teve inicio historicamente em uma pequena comunidade do interior nordestina chamada Timbó, no município de Nísia Floresta no estado do Rio Grande do Norte em 1962.  A campanha surgiu com o recolhimento de doações para beneficiar obras sociais. O então cardeal Eugênio de Araújo Sales, da arquidiocese de Natal, foi quem transformou no que é hoje, momento de acolhimento para ajudar a todos proporcionando caminhos de bom convívio da sociedade e cultura a vida.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir