Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

A vice-prefeita Teodora abriu o encontro explicando a importância dos cuidados para o melhor exercício da atividade

15 de fevereiro de 2013

Colaboradores das escolas recebem capacitação

A vice-prefeita Teodora abriu o encontro explicando a importância dos cuidados para o melhor exercício da atividade

Com mais de 50 colaboradores com atuação nos serviços gerais nas escolas do município, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SMECD) se preocupa em oferecer capacitação e atividades motivacionais.
Antecipando o início do ano letivo, a SMECD ofereceu orientação sobre postura e prevenção a lesões na atividade. A atividade ocorreu na manhã de sábado dia (9), para quem trabalha na limpeza e na cozinha das escolas.  As merendeiras das escolas municipais receberão o treinamento no dia 16 de fevereiro. Este é 12º encontro da capacitação para colaboradores que atuam nos serviços gerais.
A vice-prefeita Teodora Lütkemeyer fez a saudação às servidoras e frisou sobre a razão de ser do serviço público: atender a comunidade. Também citou o bom desempenho do município na oferta de vagas nas escolas infantis que foi apontado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS).
- Não-Me-Toque o 12º município do Estado em desenvolvimento econômico e social. Também avançamos onze pontos em relação aos demais municípios do Estado na oferta de vagas para creche – destacou Teodora.
A secretária da Educação Griselda Scholze Blau avaliou que o trabalho desenvolvido serve de qualificação para fortalecer as servidoras na atividade diária, estabelecendo laços de união entre a equipe e intensificando as responsabilidades de cada um.
- Mostrar a importância de cada função e a importância do comprometimento do trabalho em equipe está entre as metas do Governo Municipal ao investir em capacitação – apontou a secretaria.
As atividades de capacitação foram divididas em módulos. No primeiro momento a psicóloga da Secretaria da Educação Janaina Heckler Jung destacou o comportamento e o trabalho em equipe.
- Foram elaborados diferentes pontos para que a convivência em equipe seja cada vez melhor. Também trabalhamos métodos de aceitação às mudanças para melhorar a atividade no ambiente de trabalho – explicou.
A fisioterapeuta Vivian Stefler trabalhou a ginástica laboral falando sobre postura e os cuidados com a coluna, incluindo a melhor forma de usar a vassoura, como pegar o bebê no colo, modo correto de sentar, levantar peso e como prevenir dores.
- Basicamente, o trabalho focou nos cuidados com o corpo, coluna e postura, além de tirar dúvidas – esclareceu a fisioterapeuta.
A servidora pública Marisa Fátima dos Santos, que trabalha na limpeza há 13 anos, avaliou com entusiasmo as orientações.
- O que estamos aprendendo é importante para a gente melhorar a partir das nossas dificuldades do dia a dia. Sempre aprendemos coisas novas para aplicar diariamente no trabalho – explicou Marisa.
O dia também reservou treinamento com a técnica de segurança do trabalho Denise Schwaab, que explicou as medidas da prática individual e coletiva no atendimento obrigatório às normas vigentes de segurança no trabalho.
- Enfocamos a finalidade do uso correto e continuo da obrigatoriedade dos equipamentos proteção individual, os EPIs, bem como as consequências do não uso das normas exigidas – resumiu Denise.
Sábado dia 16, haverá o treinamento de capacitação para as merendeiras na secretaria de educação a partir das oito horas da manhã, com o mesmo tema voltado para a área de atuação da classe.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir