Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

Além dos três casais que se envolvem no trabalho, sete filhos ajudam o negócio prosperar

26 de fevereiro de 2013

Emater mostra exemplo de sucessão familiar na Expodireto

Além dos três casais que se envolvem no trabalho, sete filhos ajudam o negócio prosperar

Na contramão da realidade - 31% das propriedades rurais gaúchas não têm sucessores -, três casais e sete jovens compartilham o exemplo de prosperidade durante a programação da Expodireto Cotrijal, que ocorre de 4 a 8 de março, no Parque de Exposições de Não-Me-Toque.

No espaço do Horto de Plantas Bioativas, os temas da inclusão social e geração de renda estão representados no exemplo destas três famílias, moradoras da localidade de Santa Gema, interior de Passo Fundo. Em comum, elas têm a sociedade em uma agroindústria de plantas bioativas e a perspectiva da sucessão familiar.

Além dos três casais que se envolvem no trabalho, sete filhos ajudam o negócio prosperar. Durante a Expodireto, estas famílias socializam suas experiências sobre produção, industrialização e comercialização, e falarão sobre a participação dos jovens no processo sucessório da atividade.

As famílias se dividiram entre o espaço no Horto e o Pavilhão da Agricultura Familiar, onde apresentaram alguns dos produtos.

- Na agroindústria, são desidratadas e embaladas as plantas que produzimos em conjunto -, conta a agricultora Rita Biffi, que têm quatro filhos, sendo que dois auxiliam os pais nas atividades diárias da propriedade.

Além de Rita, são associados da agroindústria seu marido Evaldo e os casais Zuleica e Onivaldo Casanova, e Beatriz e Evaldo Casanova. A união das famílias já perdura há 12 anos.

- Queremos mostrar que, se houver diversificação, tem trabalho para todos e há possibilidade de sucessão  destaca Rita.

Paralelamente às atividades peculiares de cada propriedade – como produção de leite e hortaliças - o grupo comercializa as ervas e plantas medicinais, cultivadas em um hectare, na feira do produtor de Passo Fundo, e em feiras regionais.

Entre os filhos, a maioria buscou capacitação e frequentou curso técnico na área agrícola e retornou à propriedade. A extensionista de Bem-Estar Social da Emater/RS-Ascar, em Passo Fundo, Salete Cavanus Fontana, destaca que no início da atividade, as famílias perceberam a necessidade da diversificação de produção, em função da presença de jovens, e de uma alternativa diferenciada de renda.

- A extensão rural participou desde a formação do grupo, orientando na produção, na busca de mercado e recursos, e na divulgação e documentação da agroindústria. É uma iniciativa que equipe da extensão rural tem a satisfação de apresentar, pois o grupo desenvolve as tarefas com espírito participativo e alegre -, destaca a extensionista.

Os relatos de integrantes das famílias podem ser conferidos na Expodireto Cotrijal, diariamente, entre às 9h e 11h, e pela tarde, das 14h às 16h, em uma visita orientada pelo Horto de Plantas Bioativas.

 Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Santa Rosa

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir