Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

1 de março de 2013

Região do Alto Jacuí ganha núcleo do Projeto Extensão Produtiva e Inovação

Governo coloca à disposição das empresas técnicos especializados para diagnosticar e implantar soluções em gestão, processos e produto em empresas de diversas regiões gaúchas

A Expodireto Cotrijal - uma das mais importantes feiras de agronegócio no Rio Grande do Sul - será palco para o lançamento do núcleo Alto Jacuí do Projeto Extensão Produtiva e Inovação. O fórum participativo e lançamento do núcleo está marcado para segunda-feira (4), às 14h30min, em Não-Me-Toque. A meta dos extensionistas é atender 80 empresas na região.
Considerado estratégico pelo Governo do Estado, o projeto coordenado pela Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI) oferece técnicos especializados para diagnosticar e implantar soluções em gestão, processos e produto em empresas de diversas regiões gaúchas. No Alto Jacuí, a AGDI firmou convênio com a Universidade de Cruz Alta (Unicruz), pelo qual o Estado repassa R$ 377 mil, por ano, para a universidade oferecer o serviço na região.

Com sede em Cruz Alta, o Núcleo de Extensão Produtiva e Inovação (NEPI) do Corede Alto Jacuí tem como meta atender a 80 empresas da região neste ano. Os extensionistas - como são chamados os profissionais que realizam o atendimento - identificam as principais necessidades das firmas e propõem melhorias. Num segundo momento, auxiliam na idealização e implantação de iniciativas inovadoras.
No fórum participativo, além da primeira apresentação do Projeto à comunidade, serão definidas as prioridades de atendimento. São considerados nessa decisão os setores estratégicos da Política Industrial gaúcha, as prioridades regionais e a presença de Arranjos Produtivos Locais (APLs).

Estarão presentes o secretário de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI), Mauro Knijnik, o secretário-adjunto, Enéas Costa de Souza, o presidente da AGDI, Ivan De Pellegrin, o diretor de Produção e Inovação, Sergio Kapron, e o diretor adjunto Natanael Mücke.
Projeto Extensão Produtiva e Inovação 
Integrado ao Programa de Fortalecimento das Cadeias e Arranjos Produtivos Locais, o Projeto Extensão Produtiva e Inovação pretende aumentar a eficiência das empresas por meio de assessoramento direto para solução de problemas e melhorias de gestão, planejamento, custos, processos, produtos e inovação.
O Projeto conta com recursos do Programa de Apoio à Retomada do Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul (PROREDES-BIRD). Serão aplicados mais de R$ 40 milhões, até 2016, para criação e manutenção de 20 NEPIs em todo o Estado.
Atualmente, existem 12 núcleos: três criados durante a fase piloto, que começou em dezembro de 2011, sete em fase de lançamento e dois em processo de assinatura de convênio. Dentre as responsabilidades da AGDI, estão coordenação do Projeto, monitoramento e avaliação de resultados, aperfeiçoamento metodológico, capacitação dos extensionistas e aproximação das empresas atendidas com outras instituições.
Serviço 
O que: fórum participativo e lançamento do Núcleo de Extensão Produtiva e Inovação (NEPI) do Corede Alto Jacuí
Quando: 4 de março, às 14h30min
Onde: no Auditório da Produção Animal da Expodireto Cotrijal (Avenida D, próximo ao Pavilhão da Agricultura Familiar), em Não Me Toque
Fonte: Secom

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir