Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

Presidente da Assembleia Legislativa prestigiou eleição da Amaja

19 de março de 2013

Prefeito Jandrey eleito para presidir a Amaja

Presidente da Assembleia Legislativa prestigiou eleição da Amaja
Presidente Clair Tomé Kuhn com o presidente eleito Carlos Jandrey

Na sexta-feira (15), a Associação dos Municípios do Alto Jacuí (Amaja) realizou sua assembleia geral ordinária mensal, em Lagoa dos Três Cantos, evento que integrou a programação de aniversário do município e da 12ª Lagoa Fest.

Na pauta, destaque para a eleição do novo presidente da Amaja, que ficou com o prefeito de Ibirubá, Carlos Jandrey (PP), obedecendo a uma tradição na associação de dar o primeiro ano para o partido que fez o maior número de prefeitos na eleição.

Além do presidente da Amaja, atual vice-presidente da Famurs e ex-prefeito de Quinze de Novembro, Clair Tomé Kuhn, e do prefeito anfitrião, Sérgio Antônio Lasch, estiveram em Lagoa dos Três Cantos o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Pedro Westphalen, o secretário adjunto de Estado da Saúde, médico Elemar Sand, o presidente do Corede Alto Jacuí, Roberto Luiz Visoto, prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e vereadores.

Um dos assuntos na pauta foi o retorno de Espumoso à Amaja, entidade que ajudou a criar e cujo primeiro presidente foi um espumosense, o prefeito Derly Helder, que participou da reunião.

O advogado Glademir Chiele, da CDP, falou sobre o Programa de Ações Compartilhadas para Prevenção a Sinistros. Falando sobre a questão, a partir da tragédia da boate Kiss de Santa Maria. O prefeito de Tapera, Ireneu Orth, falou sobre uma situação quea conteceu no sábado anterior, no interior do município, onde o Corpo de Bombeiros teria agido com excesso junto aquela comunidade, impedindo a comemoração de bodas de um casal que se realizaria no salão da comundiade. Orth pediu a transferência do comandante dos Bombeiros de Tapera.

Homero Schneider falou sobre o Projeto Cidade Digital, mostrando aos presentes a fibra que será utilizada.

Eleição

Os presentes dos municípios elegeram Carlos Jandrey, prefeito de Ibirubá, novo presidente da Associação. Como vice-presidente ficou Sérgio Ademir Kuhn (Selbach, PMDB), o tesoureiro é Fabio Mayer Barasuol (Boa Vista do Cadeado, PDT) e o secretário é Sergio Antônio Lasch (Lagoa dos Três Cantos, PTB). A nova direção vai assumir a Amaja no final de abril, em Ibirubá.

Troféu Desenvolver

Prosseguindo, o presidente Clair Tomé Kuhn falou sobre o troféu Desenvolver, que seria instituído pela Amaja para premiar as empresas, entidades e pessoas que promovem o crescimento e o desenvolvimento do Alto Jacuí. Neste primeiro ano, o prêmio vai homenagear as cooperativas pelo trabalho que vêm realizando em prol da região. A instituição do troféu foi aprovada porunanimidade.

Por fim, foi servido um coquetel e após, os presentes participaram da abertura oficial da 12ª Lagoa Fest, que aconteceria no Parque da Lagoa Fest.

 

MOÇÃO – Na assembleia da Amaja, duas moções foram apresentadas e aprovadas por unanimidade. Uma é sobre o aeroporto internacional que será construído em Nova Santa Rita, para melhorar o transporte do Rio Grande do Sul, proposta pelo deputado Pedro Westphalen; e a outra é o pedido de transferência do comandante do Corpo de Bombeiros de Tapera, proposta pelo prefeito de Tapera, Ireneu Orth. As duas matérias foram aprovadas por unanimidade pelo plenário.

Fábio David Crestani / Imprensa Amaja

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir