Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

Teodora, Noeli, Piva e Paulinha reuniram-se para tratar questões que estão em andamento e vão beneficiar estudantes que precisam do transporte

23 de março de 2013

Vereadora Paulinha buscar apoio para os universitários

Teodora, Noeli, Piva e Paulinha reuniram-se para tratar questões que estão em andamento e vão beneficiar estudantes que precisam do transporte

Uma preocupação que já consta no plano de governo do prefeito Antônio Piva e sua vice Teodora Lütkemeyer levou a vereadora Paula Samuel van Schaik pedir uma audiência.
- É meu grande objetivo como representante do povo buscar alternativas para baratear o transporte dos universitários. Como acadêmica, sei da dificuldade que todos têm em pagar o transporte. E estamos buscando junto com a Administração Municipal formas de trazer projetos nesse sentido para beneficiar os universitários - enfatizou a vereadora Paula.
A audiência ocorreu nesta segunda-feira (18), com a participação do prefeito, da vice-prefeita e da secretária de Administração e Planejamento Noeli Machry.
Conforme a Constituição Federal, o transporte escolar e a oferta do ensino infantil e fundamental é obrigação do Município, o transporte e a oferta do ensino médio são obrigações do Estado, e o ensino superior fica sob responsabilidade da União, sendo que não há especificação com relação à oferta de transporte.
Atualmente, o Governo Municipal ainda não atende toda a demanda da educação infantil. Segundo Teodora, isso dificulta as justificativas legais perante os órgãos fiscalizadores, no caso de destinação de recursos além da disponibilidade orçamentária.
Mesmo assim, lembrou Teodora, o município já vem repassando recursos à Associação Cultural Recreativa dos Estudantes Universitários (Acreu). No ano de 2012, foram repassados cerca de R$ 20.000,00 na forma de prestações de serviço nos projetos: Feira do Livro, Semana do Meio Ambiente e Semana Farroupilha. Além destes, os universitários cuidaram da portaria do ginásio municipal e receberam todo o lucro dos ingressos do campeonato de futsal.
Neste ano a Acreu já tem um recurso disponível para receber, mas ainda não foi liberado, devido pendências de documentos da entidade junto ao setor contábil da Prefeitura, o que já está sendo providenciado.
A vereadora Paula van Shaik disse que já está visitando cidades que oferecem transporte universitário gratuito para conhecer a forma como os prefeitos viabilizam os repasses.
O prefeito Piva reafirmou a disposição de contribuir para a formação superior dos jovens não-me-toquenses. Uma das formas será a destinação para a Acreu de um ônibus Scania 40 lugares, em bom estado, que foi recebido da Receita Federal no ano passado. O Governo Municipal pretende entregar o veículo em forma de concessão de uso, mas ainda aguarda a vistoria e a liberação dos documentos.
- Queremos ajudar os universitários e nesse sentido estamos estudando as formas para entender essa demanda. Junto com a vereadora Paulinha estamos empenhados em buscar uma forma legal para ajudar no custeio do transporte universitário, pois essa é uma preocupação que consta em nosso plano de governo - enfatizou o prefeito Piva.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir