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Notícias

1 de abril de 2013

Perda ou roubo de documentos na Páscoa devem ser comunicados à Serasa Experian para evitar golpes

Cadastrar a informação no Serviço de Documentos e Cheques Roubados ajuda tanto

o consumidor quanto o comerciante a se proteger contra fraudes. O registro pode ser

feito de forma simples pela Internet ou telefone

Os consumidores que tiveram seus documentos ou cheques perdidos ou roubados no feriado de Páscoa, além de fazer um Boletim de Ocorrência (B.O.), devem cadastrar um alerta no Serviço de Documentos e Cheques Roubados da Serasa Experian para reduzir o risco de sofrer prejuízos com fraudes. O registro de folhas de cheques e documentos (como identidade, carteira de trabalho, CPF, carteira de habilitação e título de eleitor) pode ser feito de maneira prática e segura pela Internet, no endereço www.serasaconsumidor.com.br/gratuito_roubados.html, ou pelo telefone da Central de Atendimento ao Consumidor, no número (11) 3373 7272, que funciona os 7 dias da semana, das 8h às 20h.

A partir da inclusão dos dados, as informações ficam disponíveis de imediato para todos os clientes da Serasa Experian no país. No caso dos documentos, o alerta fica no sistema de consultas, provisoriamente, por um período de dez dias úteis. Para que permaneçam por tempo indeterminado, o consumidor precisa enviar dentro desse prazo o Boletim de Ocorrência e uma declaração formal à Serasa Experian. Já no caso dos cheques, as informações ficam na base de dados por três dias úteis, tempo para o correntista avisar o banco, fazer o Boletim de Ocorrência e sustar os cheques. Após a sustação, o alerta do cheque permanecerá por tempo indeterminado na base de dados da Serasa Experian.

Segundo os especialistas em soluções antifraudes da Serasa Experian, os fraudadores aproveitam os feriados para agir. De acordo com levantamentos da Serasa Experian, o risco de o consumidor ser vítima de fraude é 120% maior para quem tem um dos seus documentos extraviados. Outro indicador da empresa aponta que a cada 14,8 segundos um consumidor brasileiro é vítima da tentativa de fraude conhecida como roubo de identidade, em que dados pessoais são usados por criminosos para obter crédito com a intenção de não honrar os pagamentos ou fazer um negócio se apresentando com uma falsa identidade.

O comerciante também precisa se proteger, pois é nesse ambiente de maior movimento nos centros comerciais das cidades que aumentam as probabilidades de prejuízos com golpes. Estudos dos casos de fraudes confirmados, dentre os alertas apontados pelas soluções antifraudes da Serasa Experian, constataram uma elevação de 25% de comprovação de fraudes decorrentes de alertas a consultas realizadas durante feriados prolongados.

A ação de golpistas e pessoas mal-intencionadas é rápida e pode causar muitos transtornos ao comércio e à população. Cuidados simples podem ajudar uma empresa, sobretudo as pequenas e médias companhias, a reduzir consideravelmente os riscos de se tornar vítima de golpistas, como a simples prática de fazer a conferência da foto do documento de identificação com a pessoa que se apresenta no estabelecimento e a verificação da consistência dos dados informados. Independentemente do porte, todas as empresas devem redobrar a atenção, pois as que não investem em recursos básicos e acessíveis de proteção, podem virar alvos preferenciais, destacam os especialistas em soluções antifraudes da Serasa Experian.

Ferramentas disponíveis no mercado podem reforçar a prevenção contra a fraude, como é o caso do serviço de Alerta de Identidade da Serasa Experian (www.serasaexperian.com.br/alertadeidentidade). No momento da venda, o empresário pode fazer uma consulta ao CPF do consumidor e analisar o histórico daquele documento. A partir disso, o serviço dá uma nota de zero a mil às informações apresentadas e indica se há e qual é o grau de risco para o comerciante.

Fonte: Assessoria de Imprensa Serasa Experian

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