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12 de abril de 2013
Coluna também retrata ciência política...
Margarete Bin
O livro “A mulher do senador” de Karen Robards é uma leitura que transcorre sem graça até chegar a seu ápice no final. O que me atraiu na obra foi o tema, que vai ao encontro da minha dissertação do mestrado em que apresento a análise do discurso político.
A diferença entre a dissertação e o livro é que em minha análise dissertativa o foco está nos deputados estaduais do Paraná e suas estratégias para a propaganda eleitoral da televisão (a imagem do candidato, sua fala, postura, gestos, persuasão), e o livro tem em foco trabalhar o marketing na esposa do senador (este em campanha para reeleição), como ela deveria se portar, qual roupa vestir, o que falar para ajudar na campanha de seu marido.
Assim, em se tratando de marketing, na época de minha análise, entrei em contato com os marketeiros dos candidatos e contei com a colaboração de um cientista político, isso claro embasada em muitas leituras e na observação da propaganda eleitoral gratuita. Não poderia deixar de destacar a importância da imagem dos candidatos, uma vez que ela também é uma forma de comunicação e a relevância da televisão nessa divulgação, sendo uma instituição social que produz significados.
Dessa maneira, tendo por base a ficção “A mulher do senador” juntamente com a minha análise o que se observa é que alguns candidatos envolvidos na campanha podem tornar-se uma “embalagem transformada”, já que na tentativa de atrair determinado perfil de leitores dos quais desejam o voto, muitos deles aparecem na mídia modificados.
Com isso contata-se que a literatura nos faz refletir e encontrar a realidade refletida, não há dúvida disso!
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