Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

Proprietários de cavalo também precisam da guia para transportar

12 de abril de 2013

Fiscalização cobra guia no transporte de animais

Proprietários de cavalo também precisam da guia para transportar

Inspetoria veterinária alerta sobre a importância do guia de transferência de animais também para os proprietários de cavalos.

O Guia de Transporte Animal (GTA) é um documento obrigatório para todo agropecuarista viabilizar o transporte legal de animais. A exigência é cobrada para quem tem criação de bovino, suíno, peixes, aves, cavalos, búfalos e outros animais de criação destinados para o transporte, vendas, troca, abate e consumo.

- Todos os produtores são obrigados a ter um cadastro identificando e especificando as espécies de animais junto à inspetoria – comentou a médica veterinária Kety Cristina Mazutti, responsável pela Inspetoria Veterinária e Zootécnica (IVZ) de Não-Me-Toque.

A compra e venda de animais também são pontos que constam para ter a GTA

O GTA é importantíssimo para qualquer movimentação animal sendo um documento de responsabilidade obrigatória cobrado pela Secretaria da Agricultura Pecuária e Agronegócio (Seapa). É fundamental para entrada dos animais em abatedouros, fronteira interestadual e estrangeira. A legalização evita o contrabando realizando o controle de vacinas como a aftosa e brucelose. A compra e venda de animais também são pontos que constam para ter a GTA. A medida é necessária para fiscalização do índice de mortalidade como controle da saúde do rebanho.

A preocupação não é apenas fiscalizatória, mas econômica. A ocorrência de aftosa em determinada região pode afetar todo o setor agropecuário do Estado. Ocultar o transporte de animais com enfermidade da multa e o valor pode ultrapassar a R$ 200 mil reais.

- A multas são para conscientizar evitar prejuízo e impor a responsabilidade – disse Kety.

Os proprietários de animais devem alimentar adequadamente, dar destino correto aos resíduos da atividade, comunicar a inspetoria em visíveis sinais de doença, vacinar dentro dos prazos estipulados e adquirir animais somente com a GTA em dia.

A legalização evita o contrabando realizando o controle de vacinas como a aftosa e brucelose

Quem possui animais no perímetro urbano e utiliza o transporte para o deslocamento, também deve regularizar a GTA na inspetoria. Este é o caso dos cavalos. Quem costuma participar de rodeio e cavalgadas deve começar a se preocupara com a regularização do transporte começa a ser cobrada também dos eqüinos.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir