Sexta-feira, 23 de Julho de 2021
Telefone: (54) 3332-1699
Whatsapp: 054 9 9715-2658
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo limpo
23°
11°
23°C
Não-Me-Toque/RS
Tempo limpo
Ao Vivo:
Destaques

Sábado é dia D de combate a gripe

Sábado é dia D de combate a gripe
odos os postos de saúde estarão abertos recebendo a população para imunização
19.04.2013 15h13  /  Postado por: upside

odos os postos de saúde estarão abertos recebendo a população para imunização

A mobilização nacional para vacinar os grupos prioritários contra a gripe começou segunda-feira (15). Durante toda semana os postos de saúde do município realizaram a imunização contra o vírus H1N1, que segue até o dia 26 de abril. A campanha em NMT é coordenada pela 6º Coordenadoria de Saúde de Passo Fundo. Este sábado, 20 de abril, é o momento auge da imunização em todo país. A meta é imunizar 80% das pessoas que estão na idade considerada de risco.

Dia de mobilização

A Campanha nacional de Vacinação contra a gripe tem seu dia D neste sábado (20). Os postos de saúde de Não-Me-Toque estarão abertos das 8 h ao meio dia e das 13 às 17 horas. Para vacinar as crianças os pais devem trazer a carteirinha de vacinação. O município recebeu 3.061 doses da vacina repassadas pela 6º Coordenadoria de Saúde. O grande interesse da população em vacinar pode fazer com que faltem vacinas.
– A Secretaria da Saúde não tem estatística do número de pessoas com doenças crônicas, então não é possível precisar o volume de vacinas necessárias. Quem possui familiar acamado em casa deve comunicar à Secretaria da Saúde para que a imunização seja feita na residência – explicou a enfermeira Liliane Erpen, do setor de Vigilância Epidemiológica.
Os números da campanha de Não-Me-Toque até quarta-feira dessa semana registraram que dos 2.316 idosos que deverão ser imunizados, 513 compareceram nos postos de saúde. Uma grande parcela recebeu a vacina durante a semana, durante as reuniões de grupos e o número de vacinados já passa de mil.
A meta é vacinar 309 crianças, 256 profissionais de saúde, 155 gestantes e 25 mulheres com 40 dias após o parto. As crianças menores de dois anos de idade, que nunca fizeram a vacina, vão receber duas doses, a segunda 21 dias após a primeira aplicação.
– Quem estiver com febre não venha fazer a vacina. Quem é portador de alguma doença crônica deve fazer uma avaliação antes de receber a dose – recomendou a enfermeira Liliane Erpen lembrando que a vacinação reduz a mortalidade dos portadores de doenças crônicas como a cardiovascular.

Vacinação no interior
O grupo prioritário de maior número de pessoas para ser imunizado é a terceira idade. A equipe da Secretaria da Saúde vacinou os membros dos grupos Conviver e Nova Vida no Cras. No interior do município Arroio Bonito e Invernadinha já foram imunizados. No sábado a equipe vai visitar diferentes comunidades como Assentamento, São João do Gramado, Linha Gramado, Bom Sucesso e São Jose do Centro para realizar a imunização.
Podem receber a vacina: crianças de seis meses e menores de dois anos de idade, gestantes independente do período da gestação e até 45 dias após o parto, além das pessoas com 60 anos de idade ou mais. Indígenas, trabalhadores na área da saúde, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outros casos que possam favorecer o surgimento de casos graves de influenza, como as doenças respiratórias, cardiovasculares, renal, neurológica, transplantados, portadores do vírus HIV e obesos mórbidos já estando com grau três de obesidade.
Ano passado foram vacinadas 2.471 mil pessoas em NMT. Destes 1.899 idosos, 238 crianças, 213 funcionários da saúde e 121 gestantes.
No País mais de 26 milhões de pessoas receberam a vacina. No Rio Grande do Sul 1,7 milhões de pessoas realizaram a imunização.

Grupos de terceira idade recebem vacina contra gripe
No dia 11 de abril de 2013 teve inicio a vacinação para os grupos de terceira idade ligados a Assistência Social. A enfermeira Liliane Erpen, do setor de vigilância epidemiológica do posto de Saúde, falou da importância de fazer a vacina, para prevenir. Quem está doente e com gripe não deve fazer a vacina, portadores de doenças crônicas devem fazer uma avaliação com seu médico para ver se podem ou não fazer a vacina.
A equipe da secretaria da saúde fez um cronograma de vacinação para os grupos de terceira idade:
Dia 11 de abril e dia 18 de abril grupo Nova Vida (CRAS)
Dia 15 de abril – Grupo Conviver (CRAS)
Dia 16 de abril – Grupo Amigas para Sempre, de Invernadinha
Dia 20 de abril de 2013, a partir das 8 horas, a equipe estará percorrendo o interior São José do Centro, Linha Gramado, São João do Gramado e Bom Sucesso.

Não-Me-Toque recebeu 3.061 doses

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.