Passo Fundo/RS: Neblina
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Neblina
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

21 de abril de 2013

Educação e Desenvolvimento receberam propostas no Fórum de Participação Popular

Depois do trabalho em grupos as propostas foram sistematizadas

Na segunda semana do Fórum de Participação Popular os temas centrais abordados foram a Educação e o Desenvolvimento.

No dia 15, a temática teve como foco a educação. Pessoas interessadas compareceram para apontar ideias que visam a melhorar a transmissão de conhecimento no ensino fundamental e na educação infantil (creches).

Os participantes foram divididos em grupo para debater o que está bom, ruim e ações para serem realizadas na formação do Plano Plurianual para área da educação. Antes a secretária da Educação, Cultura e Desporto Griselda Scholze Blau apresentou o Plano de Governo para a educação. Os principais objetivos mostrados pela secretária é implantar o turno inverso nas escolas, ampliar laboratórios de informática e biblioteca.

A estruturação das escolas de educação infantil, continuar melhorando os índices educacionais, destinar recursos para a Acreu, construir uma nova escola de educação infantil, fomentar a dinamização cultural nas escolas e implantar campus universitário com cursos em parceria com instituições privadas ou públicas foram as propostas dos participantes do fórum.

O prefeito Antônio Piva destacou que as sugestões serão compiladas no Plano Plurianual e ressaltou algo fundamental que vem sendo criticado pelos professores: a fraca presença e participação dos pais na vida escolar dos filhos.

- A educação não passa somente pela escola, os pais devem se envolver – disse Piva.

A secretária Griselda confirmou que as sugestões serão colocadas no que já vinha sendo planejado pelo Governo Municipal. A novidade apresentada foi o projeto “Nesta escola a família também estuda”.

- Essa é uma das prioridades para trazer a família mais próxima da escola. Temos metas para ampliar vagas na educação infantil, melhorar a infraestrutura e ter mais equipamentos – comentou.

Entre os cidadãos que participaram estava o aposentado Neomar Reinaldo Rambo, de 44 anos, presidente da comunidade Luterana da Paz.

- O importante é colocar tudo que for possível em prática – opinou.

 

Desenvolvimento comercial e industrial

No dia 18, a Secretaria de Desenvolvimento colocou para população as ideias ligadas à pasta. Um dos pontos essenciais é ampliar o incentivo a indústria, comércio e serviço, mas a meta inicial é outra.

- O objetivo em que estamos trabalhando no momento é concluir as obras do Distrito Industrial – destacou a secretária de Desenvolvimento Margarete Lauxen.

Entre as propostas apresentadas pela secretária no Fórum está a aquisição de uma nova área para instalação de indústrias, melhorar infraestrutura do distrito industrial, ampliar e manter cursos técnicos profissionalizantes, construção de um centro de eventos (som automotivo, veloterra parque de rodeios), implantar roteiro turístico no meio rural, construção de um novo terminal rodoviário, ampliar parcerias com Senai, Sebrae, Senar, Sesc e Sesi. Também apresentou projeto de incentivo as associações culturais.

PROGRAMAÇÃO DO FÓRUM DE PARTICIPAÇÃO PÓPULAR

23 de abril Meio Ambiente

25 de abril Agricultura

30 de abirl Saúde

7 de maio Infraestrutura Urbana

9 de maio Infraestrutura Rural

14 de maio Cultura, Desporto e Turismo

16 de maio - Gestão Pública

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir