Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

22 de abril de 2013

Editora inaugura FTD Digital Arena

Arena digital é o primeiro e mais moderno espaço 4D Full Dome da América Latina voltado à educação

Foi inaugurada no dia 19 de abril, em Curitiba (PR), o FTD Digital Arena, primeiro e mais moderno espaço digital com tecnologia 4D Full Dome da América Latina. Através de um contrato de naming right, o espaço recebe o nome da editora líder do segmento didático brasileiro. O espaço integra o projeto Objetos Digitais da Editora FTD, voltado à inovação e novas mídias e respalda o processo de interação impresso/digital.

Concebido num projeto arquitetônico moderno, o FTD Digital Arena ocupa uma área de 980 metros quadrados, localizado no campus da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Com cúpula de 14 metros de diâmetro, tem estrutura formada por uma tela em formato semiesférico que possibilita a projeção em 180 e 360 graus, gerando uma completa imersão, que coloca o espectador  dentro do cenário como personagem.

- A tecnologia, inédita na América Latina, oferece uma projeção de cinema estereoscópico de alta definição, que permite ao aluno uma experiência de completa imersão nos conteúdos -, explica o gerente de Inovação e Novas Mídias da Editora FTD, Fernando Moraes Fonseca Jr.

O espaço será utilizado para a exibição de conteúdos didáticos voltados aos alunos da Educação Básica ao Ensino Superior, tornando uma referência de tecnologia digital educacional para o País.  Desenvolvido ao longo de dois anos, o FTD Digital Arena permitirá a realização de aulas interativas nas mais diversas áreas do conhecimento, além do uso para fins de entretenimento e também como um sofisticado planetário digital.

- Mais do que trazer a tecnologia para o ambiente educacional, queremos orientar o professor no uso desses recursos e efetivamente colaborar para o aprendizado do aluno - afirma o diretor comercial da Editora FTD, Ricardo Tavares.

O FTD Digital Arena tem capacidade para 116 pessoas, acomodadas em poltronas interativas que permitem ao espectador controlar a sua participação na apresentação a partir de efeitos externos como controle do som. Cada poltrona possui um sistema vibratório e de reclinação para que se tenha uma melhor observação da tela de projeção.

Todo o projeto técnico do FTD Digital Arena foi desenvolvido pela OmnisLux e Skykan, empresas norte-americanas especializadas na tecnologia estereoscópica digital. As imagens são exibidas por quatro projetores digitais especiais de alta performance, acoplados a computadores sofisticados e um sistema de som sussuround com potência de 13.000w, que garantem os efeitos sentidos pela plateia.

Nesta primeira fase, foi adquirido material específico para ser exibido no FTD Digital Arena, mas já existe uma equipe de profissionais voltada à produção de conteúdo lúdico, com embasamento educacional concreto. Em breve, os professores receberão kits com planos de aula e de atividades para melhor aproveitamento do conteúdo. Numa próxima etapa, esse conteúdo poderá ser desenvolvido sob medida.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir