Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

Duas unidades do Samu estiveram presentes fazendo demonstração de socorro

28 de abril de 2013

Samu faz demonstração no Dia da Cidadania

Duas unidades do Samu estiveram presentes fazendo demonstração de socorro
Hospital Notre Dame Júlia Billiart ofereceu um dia de saúde, de solidariedade entre as pessoas e instituições que desejam cuidar da comunidade de Não-Me-Toque

Promoção do Hospital Notre Dame Júlia Billiart, que contou com a parceria da Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria Municipal da Assistência Social, Corsan, Ulbra Carazinho e Polícia Rodoviária Estadual, beneficiou 712 pessoas com exames, serviços e orientações.

Duas equipes do Samu – Carazinho e Espumoso – participaram do Dia da Cidadania realizado pelo Hospital Notre Dame Júlia Biliart na quinta-feira (25), em Não-Me-Toque. As demonstrações de socorro ocorreram no local do evento e também na praça Dr. Otto Schmiedt.

Desde cedo a população compareceu para aproveitar os diversos serviços oferecidos gratuitamente, entre exames, avaliações e orientações. A abertura contou com a presença de autoridades e com a apresentação da banda do Centro de Educação Integrada – projeto social da Prefeitura – e do grupo musical da Escola Sinodal Sete de Setembro.

O Dia da Cidadania foi realizado dentro das comemorações dos 90 anos da presença das Irmãs de Notre Dame no Brasil. Foi em 6 de junho de 1923 que o primeiro grupo chegou da Alemanha, para vir se instalar em Não-Me-Toque. Recebidas primeiramente em Passo Fundo, em ração da calorosa acolhida, o grupo se dividiu, um parte das irmãs veio para Não-Me-Toque e outra parte permaneceu em Passo Fundo, cidades que receberam com pioneirismo a Congregação Notre Dame no Brasil.

- A história das Irmãs de Nossa Senhora, atuando primeiro através da educação e depois também na saúde, nos faz celebrar com um hino de louvor por toda a vida que acontece através da Rede Notre Dame – destacou a Ir. Silvania Ioner, diretora dos Hospitais Notre dame.

De acordo com a diretora, os Hospitais Notre Dame têm como missão primar pela vida e ser referência regional em saúde, trabalhando em rede, onde os hospitais Júlia Billiart de Não-Me-Toque e São Sebastião de Espumoso trocam serviços entre si ampliando o leque de atendimento.  A união de esforços, também junto com as secretarias municipais da Saúde, o trabalho dos hospitais se inserem em suas comunidades trabalhando não somente para tratar as doenças, mas especialmente, para preveni-las.

- Este Dia da Cidadania tem o propósito de incentivar as pessoas a cuidar da sua vida de forma preventiva. Com a acolhida das pessoas que trabalham em nossa instituição e os demais parceiros, queremos mostrar a importância de as pessoas se darem um tempo e cuidar da vida antes da doença – justificou a Ir. Silvania Ioner.

O prefeito Antônio Piva destacou a qualidade dos serviços de saúde oferecidos em Não-Me-Toque, onde não há fila nas emergências, onde existe atendimento 24 horas e instituições que investem, como o hospital mantido pela Congregação Notre Dame.

- As irmãs de Notre Dame estão presentes em nossa comunidade e são parceiras do Poder Público em ações  que visam preservar e cuidar da saúde para oferecer mais qualidade de vida à população – afirmou o prefeito.

Prestigiaram o Dia da Cidadania o prefeito Antônio Vicente Piva, o presidente da Câmara de Vereadores Pedro Paulo Falcão da Rosa, o secretário municipal da Saúde Marco Costa, o secretário adjunto da Assistência Social José Aloísio de Souza, a vice-prefeita Teodora Lütkemeyer, a primeira-dama Bernadete Malmann Piva, o secretario da Agricultura e Meio Ambiente Ivan Machry, a secretária municipal do Desenvolvimento Margarete Lauxen, o pastor Fábio Staggemeier e o gerente da Corsan Paulo Cervi.

Da Rede Notre Dame estiveram presentes o coordenador administrativo e financeiro Rafael Scolari, o supervisor administrativo do Hospital Júlia Billiart, o supervisor administrativo do Hospital São Sebastião, a representante do Conselho Provincial Ir. Maria Helena Kümpfer, a diretora clínica do HNDJB Drª. Ana Paula Tesser Wallauer e o diretor técnico do HNDJB Dr. Anaor Aguiar, entre outros.

Com uma estrutura montada no pátio em frente ao hospital e no estacionamento da Farmácia Santa Júlia, foram oferecidos 1.713 atendimentos para os seguintes serviços:

50          PSA (próstata)

87          Ttriglicerídios

103        Colesterol

100        HGT

50          Mamografia

50          Citopatológico

250        Avaliação nutricional

282        Verificação de sinais vitais

70          Limpeza de pele (Ulbra)

80          Tipagem sanguínea

54          Auriculoterapia

32          Osteopatia

6             Pilates

37          Limpeza facial

430        Escolinha de Trânsito

32          Aplicação filtro solar

100        Coleta de agasalhos

Também a Corsan se fez presente com um ponto de divulgação da coleta, tratamento e distribuição da água e do esgoto e a Secretaria da Assistência social expôs os trabalhos manuais realizados nas oficinas que atendem crianças e adolescentes em turno inverso da escola.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir