Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

29 de abril de 2013

Descobertos 20 focos de mosquito da dengue no perímetro urbano de NMT

Foram encontrados larvas do mosquito da dengue no Centro e em todos os bairros da cidade
A prevenção e o combate do mosquito da dengue devem ser feitos o ano inteiro. A preocupação da Secretaria Municipal da Saúde com a proliferação de criatórios do mosquito  Aedes aegypti no perímetro urbano de Não-Me-Toque é grande. Os últimos levantamentos realizados pela equipe permanente de prevenção apontam que o número de focos vem aumentando.
Até o final do mês de março já foram encontrados 20 focos. Todos os bairros da cidade apresentaram larvas do mosquito Aedes aegypti. Com a chegada do inverno e temperaturas mais frias e diminuição dos períodos de chuvas podem ser fatores que ajudam os agentes de combate à dengue. No entanto, o mosquito não deixa de sobreviver nestas condições de lima e tempo, significando que o risco permanece durante todo o ano.
- A população deve colaborar para que as agentes façam a vistoria que ocorrem com regularidade em terrenos públicos, baldios, empresas e propriedades particulares – comentou a enfermeira Márcia Souza, diretora administrativa da Secretaria Municipal de Saúde de Não-Me-Toque.
Com o aumento do número de focos, as visitas domiciliares das oito agentes vão ser intensificadas. As agentes de combate ao mosquito cumprem ciclos de vistoria na cidade. O tempo de cada ciclo tem a duração de dois meses e somam seis ciclos por ano. Apesar de os sintomas da dengue terem semelhança com a gripe, é preciso ficar atento. Na dengue, a febre e a dor no corpo não estão associadas à secreção nasal, tosse e dor de garganta, que sao sintomas de gripe.
- Diante dos sintomas é preciso procurar um médico imediatamente – enfatiza a enfermeira informando que não há nenhum caso da gripe H1N1 ou dengue até o momento no município.
Denúncia
Nesta semana, uma foto chamou a atenção no Facebook. A piscina de uma sociedade desativada, instalada na Rua Cel. Alberto Schmitt, centro da cidade, em estado de abandono, com água em estado de deterioração.
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, o local já foi notificado diversas vezes. A primeira providência do proprietário foi colocar peixes para evitar a proliferação de larvas de mosquitos, mas os problemas de saúde com a situação de abandono continuam.
O comitê local de Combate a Dengue, realiza reuniões com representantes da sociedade civil, empresas privadas e órgãos públicos mensalmente, definiu que as empresas parceiras vão instalar placas informativas e realizar um rodízio de banner nas instituições como forma de conscientização quanto as atitudes que evitam ambientes favoráveis para a proliferação das larvas dos mosquitos.

TAGS: foco, piscina, dengue

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir