Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

3 de maio de 2013

Câmara empossa novos vereadores mirins para um ano de mandato

Vereadores mirins tomaram em sessão especial prestigiada pelas autoridades municipais

Os novos vereadores mirins que tomaram posse na sessão especial realizada na noite de 25 de abril, no plenário Dr. Otto Stahl, tem uma missão diferente em relação a outras edições do projeto. A atuação dos novos vereadores que estudam nas escolas municipais, particular e estadual do município será de mais participação. Os jovens com idade de 12 a 15 anos, alunos do ensino fundamental, terão papel fundamental em campanhas de prevenção contra as drogas, doenças sexualmente transmissíveis e trânsito.

- Estarão participando de projetos junto à escola e comunidade ajudando formar um cidadão criativo e crítico – comentou o presidente do Poder Legislativo de Não-Me-Toque, Pedro Paulo Falcão da Rosa (PP).

- Iremos reunir os vereadores mirins com o Executivo para ouvir as demandas dos vereadores. Queremos formar um cidadão participativo, porque um povo sem parlamento é um povo escravo – complementou o presidente da Câmara em seu pronunciamento.

O programa do Legislativo de NMT é colocado em prática há 31 anos e visa difundir a atividade do vereador, despertar a liderança e a participação nas questões que envolvem o município como enfatizou o prefeito Antônio Piva.

- As pessoas estão desacreditadas com a política e vocês são o nosso futuro, sejam autênticos e engrandeçam nossa comunidade com suas sugestões – disse Piva.

Antes da sessão de posse, os vereadores mirins visitaram a sede do Poder Legislativo. Puderam entrar nos gabinetes e conversar com os vereadores. Entre os adolescentes estava Thiago Luiz Wiedtauper, 13 anos, estudante da 7º série na Escola Sinodal Sete de Setembro.

- A minha tia é vice-prefeita e acabei pegando o espírito de liderança. Somos o futuro da sociedade e quero fazer o possível para melhorar o incentivo à cultura – disse o vereador mirim conversando no gabinete do vereador Maninho (PTB).

Assumindo o cargo de presidente da Câmara Mirim, Andressa Milena Godoy da Silva, de 15 anos, estudante do 8º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Lurdes, veio de São Leopoldo com os pais morar em NMT há três meses.

- O pouco tempo que estou em NMT percebi como a cidade do interior é mais calma, menos violenta. As pessoas são mais tranquilas. Em relação a outras cidades que conheço NMT está crescendo mais – disse a jovem que se adaptou muito bem com a mudança de cidade.

Andressa em seu discurso mostrou desenvoltura destacando que o jovem tem que ter opinião podendo fazer mudanças positivas.

- Nos jovens somos o futuro. Prometo fazer coisas boas para nossa comunidade escolar – manifestou se em seu discurso de posse.

A professora de português Elizandra Vanessa dos Santos acompanhou a sua aluna do 8º ano, Amanda de Oliveira Pinheiro, 13 anos, que conseguiu eleger-se depois de vencer oito candidatos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Antônio.

- Eles tiveram conhecimento do que a escola precisa e tinham informações das necessidades da comunidade – elogiou a professora.

- Faço teatro e sempre gostei de falar em público – destacou Amanda como umas das suas qualidades.

Conversando com o vereador Everaldo de Quadros (PDT) em seu gabinete, Alice Fossatti, 11 anos, que estuda na Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Gomes de Bom Sucesso, manifestou sua motivação em participar da Câmara Mirim.

- Fiquei bem empolgada e quero ajudar a melhorar a escola da comunidade – destacou Alice.

A Sessão da Câmara Mirim vinha sendo realizada todos os anos no mês de outubro, em comemoração ao Dia da Criança. No ano passado a sessão deixou de ser realizada por coincidir com o período eleitoral.

Vereadores mirins

Os vereadores mirins eleitos para o mandato 2013/2014 são:

Andressa Milena Godoy da Silva (eleita presidente) e Alceu Adair Penz eleitos pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Lourdes, do bairro Industrial;

Alice Fossatti, vereadora mirim eleita pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Gomes, de Bom Sucesso;

Amanda de Oliveira Pinheiro, vereadora mirim eleita pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Antônio;

Catiele Amanda dos Santos, vereadora mirim eleita pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Ernesto João Cardoso, do bairro Viau;

Deividy Barbosa De Gasperi, vereador mirim eleito pela Escola Estadual de Ensino Fundamental Geny Vieira da Cunha;

Monike Mureli Pinheiro Borchardt, vereadora mirim eleita pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Valdomiro Graciano do bairro Jardim;

Thiago Luiz Wiedthauper, vereador mirim eleito pela Escola Sinodal Sete de Setembro;

Vitor Manuel Jung da Silva, vereador Mirim eleito (2ª vez) pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Amália Kerber, de São José do Centro.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir