Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

17 de maio de 2013

Concordo com você

Charles de Morais
Acadêmico de Filosofia
Presidente da JCI

Muito cuidado com essa historinha que amor, aceita tudo!
Simplesmente por amar é que muitas atitudes não devem ser aceitas.
Na vida existe uma ponte enorme entre compreender e aceitar.
Devemos ter a consciência de que só podemos aceitar ou rejeitar algo ou alguém depois de tê-lo compreendido.
Amar não significa aceitar tudo que o outro faz. Simplesmente por amar fechar os olhos e dizer que está tudo bem, e assim amortizar anos de vivência simplesmente por aceitar pequenos erros, que com o tempo se tornam grandes bolas de neve.
O amor pressupõe a capacidade de discordar daquele a quem se ama com muito respeito. Se nós estamos na vida de alguém, não por acaso, deixaremos a vida mostrar onde estão os erros, ou iremos falar abertamente sobre aquilo que nos incomoda? Essa discordância feita com respeito e com reflexão é um sinal de amorosidade.
Sou daquela velha opinião: tenha cuidado com as pessoas que concordam com tudo o que você faz. Essas pessoas não permitem que você vá além, não permitem que você transborde, apenas que fique fazendo apenas o básico nas áreas da sua vida. Elas contribuem para você congelar.
Cuidado com gente que concorda com você o tempo todo. Não estou dizendo que é possível conviver com alguém que só discorda de você, mas chamando a atenção para pessoas que não têm opinião, que vão na onda da maioria, e apenas nos deixam estacionados em todos os campos e em todos os sentidos.
A verdade dita nua e crua, como diz Carpinejar, é  como esfoliante, alguns acham ruim, incomoda, irrita, fere.
E a nossa sociedade não permite que saiamos gritando tudo aquilo que achamos certo, como diz Gabriel Pensador, para nos enquadrarmos, “temos que viver na lei do silêncio”.
Mas aquelas pessoas que amamos e que respeitamos, merecem menos futilidades e mais verdade.
A maioria das vezes em que questionamos é porque nos preocupamos com a pessoa ou com a causa em si. Se não tivéssemos amor, a reação seria de indiferença.
Se algo está em nossos pensamentos e gera inquietações é porque é importante para nossa vida.
Nem todas as pessoas entendem o que queremos transmitir, porém se deixarmos as causas com as quais nos preocupamos e as pessoas que amamos no descaso, continuaremos num mundo de pessoas que concordam com tudo e com todos. Num mundo de gritos sem vozes, num mundo de palavras sem sentido, de cabeças sem opiniões, num rebanho, numa sociedade de tapinhas nas costas.
Se amamos, ou acreditamos em algo, não podemos deixar que tudo fique como está. Tanto o amor, quanto nossa vida merece ser libertado das amarras do “concordo com você, está tudo bem”. O que acreditamos, não foi colocado em nossos caminhos para continuar estacionado.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir